Entre os dias 22 e 24 de novembro de 2024, “Performances do Visível: I Seminário de Visualidade na Cena” acontecerá na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). O seminário, realizado no Teatro Universitário Cláudio Barradas, tem como objetivo reunir profissionais, estudantes, pesquisadores e interessados em áreas como figurino, cenografia, maquiagem, iluminação e direção de arte e criar um espaço de diálogo sobre os processos e as práticas criativas no campo da visualidade nas artes cênicas.
“Performances do Visível” propõe-se a expandir o entendimento e o diálogo sobre a visualidade cênica por meio de uma programação robusta, que inclui palestras, mostras, rodas de conversa, relatos de experiências e comunicações orais. O evento oferecerá um espaço para a troca de conhecimentos e vivências, integrando acadêmicos e profissionais de diferentes disciplinas, que vão desde o teatro e a dança até o audiovisual e a cultura popular.
Na programação está a entrega de uma maquete do Teatro Universitário Cláudio Barradas, desenvolvida por bolsistas de diversos cursos como Arquitetura e Urbanismo, Produção Cênica, Licenciatura em Teatro e Técnico em Cenografia. A maquete é fruto de uma longa pesquisa iniciada em 2022 pelo Projeto de Pesquisa “Artesania dos bastidores I: Vestimentas teatrais (Cortinas)”, que contou com o apoio dos editais PRODOUTOR 2022, PRODOUTOR Renovação 2023, PIBIC EM 2022/2023 e PIBIC FAPESPA 2023 e 2024.
A pesquisa que resultou na maquete do teatro envolveu uma colaboração interdisciplinar que uniu conhecimentos de arquitetura, cenografia e produção cênica. Através do trabalho conjunto de bolsistas e colaboradores externos, o projeto se dedicou ao estudo das vestimentas teatrais e elementos cenográficos, explorando a criação artesanal e a inovação nos bastidores. A entrega da maquete ao Teatro Universitário Cláudio Barradas é simbólica, representando o aprofundamento das relações entre o espaço físico e os elementos visuais que enriquecem a experiência cênica.
Além das exposições e mostras, o seminário contará com uma etapa acadêmica voltada às diversas epistemologias de pesquisa e práticas poéticas. Esta fase será um espaço para que pesquisadores e criadores compartilhem suas metodologias e processos criativos, abrangendo diferentes perspectivas sobre a visualidade e sua aplicabilidade no teatro, dança, audiovisual e na cultura popular.
As submissões de trabalhos artísticos para “Performances do Visível” são gratuitas. Conforme o regulamento, obras nas categorias de pintura, desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, entre outras, serão aceitas, e os projetos podem ter sido desenvolvidos em contexto acadêmico ou externo. Para proteger as obras mais sensíveis, o uso de verniz fixador é exigido. O período de inscrições é de 8 a 17 de novembro e os candidatos deverão preencher um formulário completo e enviar imagens de suas obras. A seleção será conduzida por curadores, que avaliarão acabamento, abordagem e compatibilidade com o espaço expositivo. Os resultados serão divulgados no dia 18 de novembro, e os trabalhos selecionados devem ser entregues na ETDUFPA até 20 de novembro. A exposição ocorrerá de 22 a 24 de novembro, e todos os participantes receberão uma declaração de participação.
As submissões de propostas na modalidade de comunicação oral de pesquisa ou relato de experiência para o “I Seminário de Visualidade na Cena” poderão ser feitas também até o dia 17 de novembro. Estudantes dos cursos Técnicos em Cenografia, Figurino Cênico, Técnico em Dança e Teatro, Licenciatura em Teatro e Dança, Produção Cênica e Multimídia, Cinema e Audiovisual, Artes Visuais, Design, Comunicação, além de pós-graduandos, pesquisadores e artistas independentes podem participar. Os resumos expandidos devem ser enviados em formato Word para o e-mail performancesdovisivel@gmail.com, com o conteúdo estruturado em Título, Autor(es), Resumo e Palavras-chave, e atendendo a requisitos de formatação específicos: entre 1000 e 2000 caracteres, fonte Times New Roman e espaçamento de 1,5cm. Cada comunicação oral terá duração máxima de 15 minutos e as apresentações práticas, 20 minutos. A Comissão de Publicação do evento avaliará e selecionará os trabalhos, e a lista de selecionados será divulgada na página oficial do evento em 19 de novembro. Também está lá a programação completa.
A Coordenação Geral de “Performances do Visível: I Seminário de Visualidade na Cena” está a cargo da Prof.ª Dr.ª Grazi Ribeiro (ICA/UFPA/ETDUFPA), enquanto a Coordenação de Produção é liderada pela Prof.ª Dr.ª Ana Paula Andrade (ICA/UFPA/FAV/Cinema e Audiovisual). João Victor de Alcântara cuida da Produção, e Arth está à frente da Produção e Curadoria da exposição. A gestão das Redes Sociais é realizada por Cáeu Alves, enquanto a Curadoria e Mediação das Comunicações Orais são responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Rosângela Colares e do Prof. Ms. Lucas Belo.
Comentários