0
Jonas Monteiro Arraes, professor mestre da UEPA/FCG, pesquisador associado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Música da UEPA e pesquisador colaborador do Museu da UFPA, a convite da Academia de Letras de Campinas (SP) fará conferência sobre a presença do compositor Antonio Carlos Gomes em Belém. Jonas Arraes discorrerá acerca do honroso, dedicado e criterioso tratamento dado ao grande maestro em cada uma de suas vindas ao Pará (1882, 1883, 1895 e 1896), inclusive na última, quando faleceu. Também, para que todos lá tenham melhor conhecimento sobre como era Belém naquele recorte histórico (1882-1896), mostrará imagens e informações sobre os diversos equipamentos arquitetônicos, teatros, jornais, livrarias e lojas de música daquela época. 

Reconhecido como o maior compositor das Américas, o maestro Carlos Gomes nasceu há 180 anos e se foi há 120 anos. Em sua memória foi consagrado por lei municipal o mês de setembro como o mês de Carlos Gomes, em Campinas(SP).     


Jonas Arraes será saudado pelo acadêmico Jorge Alves de Lima, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas e os solistas da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos apresentarão recital. Haverá, ainda, o lançamento do livro “Uma Cronologia Crítica da Música  Brasileira” (de 1500 a 2000),  de autoria de José Alexandre dos Santos Ribeiro, linguista e musicólogo.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Assalto paralisa Ipamb

Anterior

Dica cultural

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *