Publicado em: 20 de setembro de 2011
O deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) e o senador Fernando Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foram elencados entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional, na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, como negociador e debatedor, respectivamente.
Na eleição, o DIAP considera entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
Marinheiro de primeiro mandato, o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) foi o único paraense a constar na lista dos 50 congressistas que estão em ascensão e entre os 150 mais influentes do Congresso: preside uma das mais importantes comissões da Câmara dos Deputados, a de Finanças e Tributação, desempenhou forte papel nos debates sobre a reforma tributária e foi relator do Supersimples, recém-aprovado por unanimidade.
Para o DIAP, parlamentar “em ascensão” é o que recebe missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbe muito bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que abrem canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais.
Comentários