“Traved”, (viajou), que terá apresentação única nesta sexta-feira (2), às 19h, na Casa das Artes, é uma palestra-performance que mistura ações no ambiente físico com interações através de óculos de realidade virtual. O espetáculo resulta da investigação sobre comportamentos de corpos diante das novas tecnologias, explorando configurações cênicas e integra o Ciclo de Desmontagem em Artes Cênicas, na qual o público mergulha no processo criativo do artista que compartilha suas inspirações e ideias.
Coordenador de Artes Cênicas e Musicais da Fundação Cultural do Pará, Danilo Bracchi explica que a desmontagem serve para artistas que estão pensando em processos novos de criação, já que é o passo a passo de como chegar ao produto final e serve, também, para a plateia entender como é a trajetória desse ator no processo de criação. “A montagem cênica, para mim, é como se fosse um desdobramento, é como se fosse um origami ao contrário. A gente pega o origami pronto e vai desmontando ele todinho para ver como ele foi feito. Eu faço essa comparação. Então, a importância desse projeto é que cada vez mais ele está consolidado e também traz para o espectador essa revelação de como foi feita aquela obra”.
Mesclando elementos do teatro, cinema, performance, instalação e realidade virtual, “Traved” parodia o formato das palestras “TED” e traz à tona uma dramaturgia que investiga as múltiplas vivências e pontos de vista de uma “Gota” travesti no Brasil atual.
A obra é uma criação cênica a partir de textos de Dodi Leal e das investigações do performer e encenador Robson Catalunha em tecnologias digitais para a cena, iniciadas com “O Híbrido”- primeira criação do artista em realidade virtual e que lhe rendeu indicação ao Prêmio APCA (2021), na categoria Avanço Digital, pelo caráter tecnológico e inovador.
O formato escolhido tem como atributo principal a fluência com a qual permite o diálogo com a proposta da realidade virtual. A conjunção oportuniza a exploração dos sentidos do corpo em suas digitalidades.
A Casa das Artes fica na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, no bairro de Nazaré, em Belém do Pará.
Comentários