Publicado em: 15 de março de 2025
Várias etnias indígenas habitaram o território do município de Vigia de Nazaré (PA), a exemplo de Tucanos, Maragueses, Tupinambás, Baré, Euamá e Aiuá, conforme achados arqueológicos em comunidades com nomes de origem tupi. A tradição oral referencia a Aldeia dos Uruitá, cujo cacique era Tauaparanaçu. Mas a presença dos povos indígenas na história da Vigia é tema pouco abordado na historiografia local, principalmente o processo histórico desses povos e seu protagonismo.
Agora o professor, historiador e escritor vigiense Paulo Cordeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, lança sua nova obra, que promete sanar parte da lacuna sobre a Vigia ancestral: “Os Povos Indígenas em Vigia”, levantamento feito nos documentos entre 1652-1778.
O livro mostra a resistência desses povos originários perante as tentativas de invasão e aculturação, apresenta e discute as formas de trabalho e formação social.
O autor pesquisou em fontes documentais do Arquivo Histórico Ultramarino e Torre do Tombo (Portugal), o inventário dos Jesuítas e os Recenseamentos do Grão-Pará 1778 e 1780, além de documentos do Fundo da Secretaria e Correspondências Diversas do governo do Grão-Pará no Arquivo Histórico do Estado do Pará.
“As cerâmicas confeccionadas de barro, cestaria de palhas e talos, as cuias pitingas, os hábitos alimentares, a língua, a cultura de dormir em rede, o hábito do banho e a música, entre outros, são heranças indígenas. Esses povos deixaram ensinamentos fundamentais nas práticas religiosas, nos saberes medicinais e práticas no roçado; na culinária, no imaginário popular e na cultura material em Vigia”, comenta Paulo Cordeiro.
Quem desejar adquirir um exemplar pode contactar com o autor pelo WhatsApp 91-988293932.
Comentários