0
 
Vejam que notícia ótima: depois de seis anos de busca, a obra Rerum Medicarum Novae Hispaniae, escrita em latim por Francisco Hernandez, em 1628, e furtada em 2008 da Coleção de Obras Raras, vai ser devolvida ao Museu Paraense Emílio Goeldi, cujo diretor, Dr. Nilson Gabas Jr., recebe-a das mãos do delegado da polícia federal Adalton Martins na quarta-feira, 19, às 16h, na Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, graças à consciência de um livreiro de Nova York, que desconfiou da procedência, checou um site para verificar se o título estava na lista de obras roubadas e acionou o FBI. 

Francisco Hernandez era um médico e botânico espanhol, pioneiro no estudo da saúde no novo continente. O Museu Goeldi descobriu o furto desse e outros livros datados dos séculos 17, 18 e 19 durante um treinamento para manuseio e curadoria das coleções no dia 17 de dezembro de 2008, ao final do expediente.  

Idealizada por Domingos Soares Ferreira Penna e concretizada em 1894 por Emílio Goeldi, a biblioteca funciona no campus de pesquisa do MPEG, na Av. Perimetral, em Belém. Tem cerca de três mil obras raras em uma sala cofre. O usuário interessado em consultar o acervo precisa se identificar previamente ao curador e, ao ser aprovado o pedido, preencher formulário com dados documentais. O visitante recebe luvas, máscaras e recomendações de restrições a fotografar e filmar, e fica o tempo todo acompanhado por um servidor até terminar sua consulta. Referência nas áreas de Antropologia, Arqueologia, Botânica, Ciências da Terra, Ecologia, Linguística e Zoologia relacionados à Amazônia, a biblioteca atende público especializado e de caráter acadêmico e científico. Seu acervo é composto por livros, periódicos, folhetos, separatas, mapas, CDs, fotografias, filmes, fitas e microfilmes.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Eleições no Sinjor-PA

Anterior

Estreia nova temporada do “Coxia”

Próximo

Você pode gostar

Comentários