A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

O Pará que faz história

A Agência Pará está produzindo uma série chamada “O Pará que faz história”, veiculada aos sábados de julho e no primeiro sábado de agosto, sobre curiosidades históricas de municípios paraenses, além, claro, de realçar as praias e belezas naturais desses lugares. São seis episódios. O primeiro já foi publicado na semana passada, sobre as ilhas de Cotijuba e Mosqueiro, mostrando as ruínas do Educandário, que serviu de prisão política, durante a época da ditadura, em Cotijuba, e no Mosqueiro a primeira fábrica de borracha do Brasil e os charmosos chalés símbolos da belle époque no Pará. 

Hoje é a vez da história do movimento Cabano em Barcarena, Cametá e Belém. Na semana que vem, vai focar os resquícios da presença dos jesuítas no Pará, em Bragança e Salvaterra. O quarto episódio descortinará Aveiro, Belterra e Fordlândia, a cidade construída por Henry Ford no coração da selva amazônica. Já a rota cinco mostrará Óbidos, Santarém e Alenquer, cidades parauaras tidas como “irmãs” de Portugal. E o sexto episódio evidenciará a história dos povos indígenas, em São Félix do Xingu.

Todo o material ficará disponível no portal e nas redes sociais do Governo do Estado. A TV Cultura veiculará todos os vídeos sempre às terças de julho no Jornal da Cultura, às 18h30. E o Ministério do Turismo também está replicando em seu Twitter. Não percam! 


Cliquem no vídeo aí em cima e assistam ao episódio 1: Cotijuba/Mosqueiro. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *