A Agência Pará está produzindo uma série chamada “O Pará que faz história”, veiculada aos sábados de julho e no primeiro sábado de agosto, sobre curiosidades históricas de municípios paraenses, além, claro, de realçar as praias e belezas naturais desses lugares. São seis episódios. O primeiro já foi publicado na semana passada, sobre as ilhas de Cotijuba e Mosqueiro, mostrando as ruínas do Educandário, que serviu de prisão política, durante a época da ditadura, em Cotijuba, e no Mosqueiro a primeira fábrica de borracha do Brasil e os charmosos chalés símbolos da belle époque no Pará.
Hoje é a vez da história do movimento Cabano em Barcarena, Cametá e Belém. Na semana que vem, vai focar os resquícios da presença dos jesuítas no Pará, em Bragança e Salvaterra. O quarto episódio descortinará Aveiro, Belterra e Fordlândia, a cidade construída por Henry Ford no coração da selva amazônica. Já a rota cinco mostrará Óbidos, Santarém e Alenquer, cidades parauaras tidas como “irmãs” de Portugal. E o sexto episódio evidenciará a história dos povos indígenas, em São Félix do Xingu.
Todo o material ficará disponível no portal e nas redes sociais do Governo do Estado. A TV Cultura veiculará todos os vídeos sempre às terças de julho no Jornal da Cultura, às 18h30. E o Ministério do Turismo também está replicando em seu Twitter. Não percam!
Cliquem no vídeo aí em cima e assistam ao episódio 1: Cotijuba/Mosqueiro.
Cliquem no vídeo aí em cima e assistam ao episódio 1: Cotijuba/Mosqueiro.