Armand “Mondo” Duplantis não apenas ganhou a medalha de ouro no salto com vara, mas também quebrou os recordes mundial e olímpico com um só pulo. O topo do pódio e a superação do próprio recorde eram esperados pelos amantes do atletismo, porém nada tira a emoção do momento, principalmente depois de duas falhas do prodígio de 24 anos.
Mondo nasceu em Lafayette, Louisiana, nos Estados Unidos, entretanto optou por representar a Suécia, terra natal de sua mãe. Foi inspirado por seu pai, Greg Duplantis, ex-atleta do salto com vara, e foi iniciado por ele na modalidade ainda criança, no quintal de casa, como uma brincadeira. Aos 15 anos quebrou o recorde mundial juvenil. Aos 20 anos estabeleceu seu primeiro recorde mundial indoor com um salto de 6,17 metros, em fevereiro de 2020. Uma semana depois, ele quebrou seu próprio recorde, alcançando 6,18 metros. Conquistou o título olímpico em Tóquio com um salto de 6,02 metros, não superando o brasileiro Thiago Braz, que tinha o recorde de 6,03 metros estabelecido nas Olimpíadas do Rio 2016, quando conquistou a medalha de ouro. Em Paris 2024, Duplantis saltou incríveis 6,25 metros, superando o seu próprio recorde mundial e, desta vez quebrando o recorde olímpico.
Fora das pistas, ele é uma personalidade carismática e acessível, principalmente a atletas (ainda) mais jovens. O mundo hoje é de Mondo e este é só o começo.
Foto: @Olympics / Divulgação
Comentários