0
 
Tramita na Assembleia Legislativa projeto de indicação criando o Programa Estadual de Prática de Esportes e Desenvolvimento de Atletas e Paratletas, de autoria do presidente da Comissão de Turismo e Esporte da Casa, deputado Celso Sabino (PSDB). Prevê o incentivo à prática de esportes, com natureza socioeducativa, e o desenvolvimento de atletas e paratletas organizado a partir da ação de profissionais habilitados a identificar pessoas dotadas de potencial atlético e esportivo. 

Na quarta-feira passada(11), a atleta parauara Rayanne Amanda Carmo dos Santos visitou a  Alepa para mostrar a medalha conquistada durante o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, disputado por mais de cinco mil atletas inscritos na competição. 

Rayanne Amanda começou a treinar aos 10 anos, em Belém, e já é professora de jiu-jitsu para mulheres e crianças em um projeto social no bairro da Cremação. Também treina MMA com os irmãos e atletas do UFC Iuri e Ildemar Marajó. Nascida em uma família de lutadores (seu pai Marcelo Assunção é faixa preta, sua mãe Larry Jack é faixa marrom e seu irmão Lorran segue pelo mesmo caminho, com vários títulos já conquistados), é faixa preta em jiu-jitsu e tem curriculum invejável: campeã brasileira pela CBJJ em Barueri (2016),  campeã Argentina Open pela CBJJE em Buenos Aires (2015),  campeã Pan-Americana pela CBJJE em São Paulo (2015),  campeã mundial pela CBJJE em São Paulo (2015), campeã brasileira pela CBJJ em São Paulo(2015), vice-campeã sul americana pela CBJJE e campeã no Absoluto (2015), campeã paraense profissional pela CBLP  em Santarém (categoria e absoluto – 2015), campeã Reis do Tatame Super Absoluto em Belém (2015), campeã  Pan-Americana pela CBJJE em Belém (categoria e absoluto –2014), campeã Copa Cidade de Belém pela FNBJJ (2013), campeã nacional Conde Koma pela FNBJJ (2013), campeã    Norte Brasileiro pela FPJJE (2013),  38 vezes campeã paraense pela FJJP (2007 a 2015), detentora do cinturão no Absoluto   Faixa Preta/Marrom (2015), tetracampeã paraense pela  FPJJE (2009 a 2012), campeã Copa Norte pela LTJJ (2008), campeã Norte/Nordeste pela FPJJE (2009), bicampeã Open Internacional pela FNBJJ  (2010 e 2011) e campeã Pan-Amazônica pela  FNBJJ (2011).

Ah! Rayanne tem só 20 anos e já foi cogitada para participar do Jungle Fight, maior evento de lutas da America Latina. E nem precisava, mas além de tanto talento é linda e carismática. Na foto de Ozéas Santos, a atleta com os deputados estaduais.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

A escalada intolerável da violência

Anterior

Rotina da vila de pescadores em Bragança

Próximo

Você pode gostar

Comentários