Nesta sexta-feira (31), data de nascimento de Bruno de Menezes, a Casa da Linguagem será o palco da programação da Virada Literária, envolvendo performances literárias, exposição varal das ilustrações de Tadeu Lobato e Cláudia Cruz - que darão depoimentos sobre…

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou nesta terça-feira (28) o Projeto de Lei nº 93/2023, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de até cem milhões…

A sessão da Asembleia Legislativa do Pará, hoje, foi inviabilizada pela ausência de dois terços dos deputados e deputadas. No horário destinado à discussão e votação de projetos, como só onze deputados estavam presentes no plenário, o presidente da Alepa,…

A Assembleia Legislativa aprovou hoje a criação da Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, oriunda do desmembramento de parte das atribuições da Sedop – Secretaria de estado de Obras Públicas. Em sua Mensagem endereçada ao presidente da Alepa,…

O Cordão da Bicharada e o Carnaval das Águas

Cametá, uma das municipalidades mais antigas do Pará, tem um dos carnavais mais tradicionais e bonitos da Amazônia e mantém o cuidado em conscientizar acerca da preservação da floresta e sua exuberante biodiversidade.

Fotos de Toninho de Castro.

Dona Iolanda do Pilão comanda a apresentação do Boi Labiosoo e, na Vila do Juaba, o Cordão da Bicharada faz parte do “Carnaval das Águas”. Crianças e adultos fantasiados de animais amazônicos, puxados pelas mestras e mestres de cultura popular local, formam pequenos grupos de foliões, assim como mascarados que saem pelas ruas da cidade, munidos de tinta em pó e pó de arroz, sujando as pessoas distraídas por onde passam, herança colonial dos portugueses.

Fotos de Toninho de Castro.

Desde o século XVII há registro em Cametá dos entrudos, e o cordão dos Linguarudos da Comunidade de Sant’Ana foi um dos primeiros que surgiram e invadiram as ruas com suas brincadeiras e danças, já no século XIX.

Fotos de Toninho de Castro.

O município é rico em manifestações culturais, e a ligação das localidades através de incontáveis furos, igarapés e braços de rios que se interpenetram nas dezenas de ilhas estimulou o surgimento do Carnaval das Águas: embarcações com brincantes e foliões caracterizados de bichos da fauna local e de tantos outros que compõem o imaginário fantástico da Amazônia paraura. E ainda existem os grupos de Fofós que se concentram na praça da Cultura para a batalha da maizena.

Fotos de Toninho de Castro.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *