A Promotora de Justiça de Mosqueiro, Nayara Negrão, reuniu com o Grupo Vivencial de Mulheres Vítimas de Violência, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social do distrito, em etapa do Projeto P’ya Porã. Ela falou sobre os tipos de violência doméstica, as formas de acesso às autoridades para denúncia, bem como as medidas protetivas legais. As participantes puderam tirar dúvidas acerca das formas para garantir sua proteção e de suas famílias. Em seguida, foram feitas colocações pontuais sobre casos concretos. Por fim, o CREAS e Ministério Público firmaram o compromisso de agendar novos encontros para que palestras sejam feitas de forma continuada.
Outra iniciativa do Ministério Público do Estado do Pará, por meio das promotoras de justiça de Marabá, Cristine Magella Corrêa Lima e Francisca Paula Morais da Gama, foi promover uma série de palestras em duas escolas do município de Bom Jesus do Tocantins – nos turnos da manhã, tarde e noite – como programação do projeto “Conscientizar: A melhor forma de prevenir”, voltado ao combate à violência contra mulher. A ideia é aprimorar o conhecimento de estudantes e toda comunidade escolar acerca do tema relacionado ao combate à violência contra a mulher, bem como cumprir a legislação que visa incluir conteúdo sobre a prevenção da violência nos currículos da educação básica.
As palestras foram nas escolas municipais de ensino fundamental Raulino de Oliveira Pinto e Nossa Senhora de Fátima. As promotoras estiveram acompanhadas do pedagogo Jairo Mororo (MPPA), da ex-vereadora de Marabá Júlia Rosa, da assessora jurídica Alessandra Chaves da Silva (MPPA), da Presidente da Comissão da Mulher Advogada (OAB – Subseção Marabá), Irismar Melo, e da conselheira do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Marabá (Condim), Cláudia Cilene de Araújo.
As palestras contemplaram mais de mil alunos. Na ocasião, as promotoras de justiça aproveitaram o momento e reuniram com a rede de proteção à mulher de Bom Jesus do Tocantins, integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar, CRAS, CREAS, Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, Associação das Mulheres, Hospital Municipal e Guarda Municipal.
Comentários