0
Foi aprovada à unanimidade, no 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, em Maceió, moção de solidariedade a Lúcio Flávio Pinto, com a seguinte redação: “Os jornalistas brasileiros, presentes ao 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, se solidarizam e manifestam todo apoio à luta do jornalista Lúcio Flávio Pinto, que enfrenta 33 processos judiciais pela sua firmeza e corajosa defesa da Amazônia, que sofre um brutal processo de grilagem e especulação de suas terras, destruição dos seus recursos naturais, e forte impacto sobre as suas populações tradicionais. Lúcio Flávio Pinto é editor do periódico alternativo “Jornal Pessoal”, editado em Belém (PA) há 26 anos

Também foi unânime a aprovação de moção de repúdio ao grupo RBA. Eis a íntegra: “Os jornalistas brasileiros, reunidos no seu 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, repudiam o Grupo RBA, no Pará, de propriedade da família do senador da República Jader Barbalho, do PMDB, pela demissão de 16 jornalistas que participaram da histórica greve realizada na empresa em setembro de 2013, que conquistou um piso salarial e reajuste de 50% nos salários, além de cláusulas de segurança e melhores condições de trabalho. A greve é um direito constitucional e deve ser respeitado. Perseguir trabalhadores com demissões e outras formas de assédio moral é uma prática antissindical, que fere a democracia e os direitos humanos. Com isso, fazemos um chamado à categoria no Pará e no Brasil para que repudiem essa prática e cobrem da empresa o fim das demissões políticas e reintegração dos demitidos. Maceió, 05 de abril de 2014.”
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Todos por Um hoje no Gasômetro

Anterior

Doce de leite com jambu

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *