0

A história da crítica cinematográfica é marcada por momentos e personagens significativos que impactaram tanto os espectadores quanto a própria transformação do cinema. Enquanto a maioria dos espectadores se limitava a assistir filmes esteticamente repetitivos, os críticos de cinema destacaram movimentos cinematográficos inovadores e abriram novos horizontes de interpretação fílmica.

Em Belém, um intenso engajamento de críticos cinematográficos incentivou os espectadores a conhecer e prestigiar exibições de filmes expressivos na história do cinema. A partir das contribuições desses críticos, especialmente Pedro Veriano e Luzia Álvares, foi criado o projeto de extensão “Memórias da Cinefilia Amazônida”, derivado da pesquisa em acervos de críticas cinematográficas paraenses. Esse projeto gerou dois e-books em homenagem aos críticos de cinema Pedro Veriano e Luzia Álvares e deve incluir outros críticos de cinema paraenses em futuras edições.

A proposta da Roda de Cinema sobre as memórias da cinefilia amazônida é debater e desenvolver novas reflexões sobre a história da crítica cinematográfica paraense. O objetivo é não apenas enaltecer as trajetórias desses críticos, mas também inspirar novas formas de pensar o cinema.

A Roda de Cinema do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), sob coordenação de Marco Antonio Moreira e parceria com a Casa das Artes, contará com a participação de críticos vinculados à Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e convidados da área de cinema.

O evento será realizado no dia 26 de junho, com entrada gratuita.

Presos sequestradores da médica em Belém

Anterior

A saga dos veículos em Salinópolis

Próximo

Você pode gostar

Comentários