0

Em meio à celebração dos 400 anos de Belém o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, lembrou que há 191 anos o poder Legislativo do Pará uniu a sua história à história da metrópole da Amazônia e influenciou diretamente na construção da identidade do povo belenense e nos contornos físicos da capital do Estado.
Foi no plenário do parlamento parauara que se discutiu, no século XIX, os grandes projetos que transformaram a capital do Estado na “Paris n’América”, e que tanto enchem de orgulho o povo da cidade. O Theatro da Paz, o colégio Paes de Carvalho, o Palácio da Prefeitura, o mercado de Ferro do Ver-o-Peso, a pavimentação das ruas “pela nova técnica de paralelepípedos” e a drenagem dos pântanos estão registrados nos anais da Casa. A foto é de um cartão postal original de Belém datado do início do século passado, da coleção particular do advogado Sebastião Piani Godinho, membro da Academia Paraense de Letras.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Exposição no Centro Cultural do TRE-PA

Anterior

O ir e vir amazônida

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *