A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

MDB vai rachado à convenção

A uma semana da sua convenção nacional, o MDB arriscou ontem (18) um movimento de dissidência da candidatura própria à Presidência da República, com onze lideranças. Os senadores Renan Calheiros (AL), Eduardo Braga (AM), Vital do Rêgo (PB), Eunício Oliveira (CE), Rose de Freitas (ES), Lúcio Vieira Lima (BA), Marcelo Castro (PI) e Edison Lobão (MA), além do presidente do diretório estadual no Rio de Janeiro, Leonardo Picciani, fecharam questão em torno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno. Os governadores do Pará, Helder Barbalho, e do Rio Grande do Norte, Garibaldi Alves, não estavam presentes mas reuniram com a chapa formada por PT e PSB na semana passada. Acontece que hoje o MDB divulgou nota assinada por dirigentes de 19 estados, reiterando apoio à senadora Simone Tebet (MS), que conta com o sustentáculo do presidente nacional do partido, deputado Baleia Rossi (SP), e da Secretaria Nacional do MDB Mulher. Não é pouco. Aliás, no caso do Pará, a saia é justa: o governador Helder Barbalho declarou apoio a Lula há meses, logo no começo das articulações políticas, mas esbarra na própria mãe, a deputada federal Elcione Barbalho, que é destacada liderança feminina na Câmara e integra o grupo de Tebet.

Hoje o ex-presidente da República e do MDB Michel Temer, famoso por seus dotes diplomáticos e que continua apitando forte na agremiação, recebeu em seu escritório em São Paulo os senadores Eduardo Braga (AM), Renan Calheiros (AL), Rose de Freitas (MG) e Marcelo Castro (PI), o deputado federal Isnaldo Bulhões (AL) e o ex-deputado Moreira Franco, que foram pedir sua ajuda para prorrogar a data da convenção e garantir que ela seja presencial. Temer ouviu com seus punhos de renda, disse a eles que iria conversar com Baleia Rossi e outros membros da Executiva, verificar essa possibilidade e sugerir uma conversa conciliadora.

Mas Baleia Rossi, que acompanha todos os movimentos, se apressou a postar logo em seu Twitter a decisão de não arredar pé do que já está agendado. E fulminou: “MDB, PSDB e Cidadania, que atendem pelo nome de Centro Democrático, decidiram que suas convenções nacionais para homologar Simone Tebet como candidata à Presidência do Brasil serão no dia 27 de julho. Esta data está mantida. #SiimoneSIM”. E PT saudações, como diria o caboclo. Baleia Rossi afiança que os diretórios estaduais do MDB estão com Tebet.

Por sua vez, Eduardo Braga, que é paraense mas representa o Amazonas, acredita que ainda há tempo para uma composição entre os dois grupos. “A nossa posição está tomada. Nós vamos acompanhar o presidente Lula. Agora, com relação à convenção [do partido], nós queremos conversar. Nós podemos votar contra, podemos não participar, temos várias alternativas. Mas essa decisão só será tomada depois desta semana de diálogos no MDB.” Será uma semana cheia de emoções, sem dúvida.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *