Publicado em: 14 de abril de 2017

O maestro e o compositor com Jatene. Foto: Antonio Silva
O maestro parauara Miguel Campos Neto, regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta e a da Orquestra Jovem Vale Música, vai reger o Concerto de Gala do Festival “Les 2 Mondes” (2 Mundos), na França, que este ano tem o Brasil como país tema do evento realizado na cidade de Mulhouse, no período de 19 a 23 de setembro. Miguel também regerá a orquestra Sinfônica de Mulhouse, durante a turnê dos músicos franceses no Brasil, em 2018.
O convite para o festival foi entregue ao governador Simão Jatene esta semana pelo compositor Pierre Thilloy, coordenador do evento, que veio a Belém conhecer a cultura paraense e as possibilidades de apresentação da Amazônia na cidade francesa e se disse impressionado com a riqueza cultural do Pará, confirmando aquilo que é o sentimento geral: “é um outro país”.
Jatene pediu que os amazônidas sejam mostrados a partir da sua pluralidade cultural e diversidade de talentos, em detrimento da forma mitológica como ainda são vistos na maioria das vezes. E contou a Pierre Thilloy que nem o Brasil tem uma visão correta da Amazônia, postura que leva a uma visão bipolar e maniqueísta da região.
Comentários