Manoel Cordeiro é um dos músicos e compositores mais importantes da Amazônia e inspira o curta “Luz do Mundo”, que vai ser exibido às 18h, nesta terça-feira, 10, na Sala Vicente Salles, no Memorial do Povos, espaço cultural da Prefeitura de Belém. O acesso é livre e gratuito.
O filme traz depoimentos de outros ícones da música nortista, como Dona Onete, Elói Iglesias e Pinduca. Também participam a esposa de Manoel, Marli Sanches; o filho, Felipe Cordeiro; e a cantora Layse. O enredo mostra uma encruzilhada na vida e carreira de Manoel Cordeiro, quando ele foi acometido pelo coronavírus. A médica Nayara Guedes, que acompanhou o tratamento do músico, aparece cantando “Luz do Mundo”, num show realizado em 2022 para celebrar a recuperação de Manoel Cordeiro, que contou com a participação do filho e parceiro musical, Felipe Cordeiro, além da cantora Layse.
Marajoara de Ponta de Pedras, Manoel Cordeiro nasceu em 1955. É multi-instrumentista, compositor e arranjador, e sua obra tem como instrumento principal a guitarra. Autodidata, filho de mãe marajoara e cavaquinhista e de avô maestro, ele se encantou pela música desde a infância e aos 12 começou a tocar em bandas de baile. Entre 1976 e 1986, trabalhou no Banco do Brasil, para ajudar a mãe e os irmãos. Em 1983, convidado por Alípio Martins, montou uma banda base que acompanhou vários artistas, e a carreira autoral despontou ao final dos anos 2000, quando resolveu fazer parceria com o filho Felipe Cordeiro e lançou o primeiro disco solo, “Sonora Amazônia”, viagem instrumental que foca na lambada, cúmbia e carimbó.
O catálogo da obra musical de Manoel Cordeiro inclui mais de mil discos, como músico participante, arranjador ou produtor, com vasta experiência em sons latinos, como zouk, merengue e cúmbia.
“Luz do Mundo” foi patrocinado por emenda parlamentar, com realização da Fadesp, Escola de Música da UFPA, Pró-Reitoria de Extensão da UFPA e Ministério da Educação. Produzido pela Sapucaia Filmes, tem direção e roteiro de San Marcelo e Cícero Pedrosa Neto.
Serviço
Lançamento do documentário curta metragem “Luz do Mundo”, sobre a trajetória de Manoel Cordeiro. Nesta terça-feira, às 18h, na Sala Vicente Salles, no Memorial do Povos – Governador José Malcher com Doutor Moraes (ao lado do Palacete Bolonha). Entrada gratuita.
Comentários