Publicado em: 14 de agosto de 2025
A Escola Estadual São Francisco de Assis, no bairro do Tapanã, em Belém, criou o projeto “Leitura no Cajueiro”, a fim de incentivar o hábito da leitura e a formação de leitores críticos. Professores e estudantes interagem em um ambiente criativo ao ar livre, com atividades de contação de histórias, leitura compartilhada, discussão de livros e eventos literários.
O projeto envolve todos os estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e a intenção é estimular o hábito da leitura por prazer e não por obrigação escolar, ampliar o repertório cultural, desenvolver a capacidade de interpretação e análise crítica de textos, e estimular a discussão de temas contemporâneos e históricos, além de melhorar a competência escrita e oral dos estudantes.
Ao assumir a gestão da unidade em setembro do ano passado, Milene Souza, diretora e idealizadora da iniciativa, identificou a necessidade de ferramentas para melhorar a compreensão e a produção textual dos alunos, com visitas de escritores paraenses, que participam como mediadores em sessões de contação de histórias, proporcionando experiências literárias enriquecedoras.
De acordo com a diretora, os resultados são perceptíveis. Em 2024, durante a avaliação de fluência leitora dos alunos do 2º ano, a escola não registrou um só estudante fluente. No entanto, no perfil de entrada de 2025, já tem cinco alunos fluentes, e a tendência é continuar crescendo significativamente ao longo do ano.
“Eu gosto do ‘Leitura no Cajueiro’ porque ele acontece em um espaço fora da sala de aula, em contato com a natureza. Nele, fazemos leituras de livros e realizamos pesquisas sobre temas importantes, como bullying, respeito às diferenças, Maio Laranja (campanha destinada ao combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes) e meio ambiente. Nesse momento, também temos a oportunidade de apresentar o que aprendemos para nossos colegas”, conta Aisha Martins, do 5º ano do Ensino Fundamental.



Comentários