0

Nesta quarta, 1º de junho, será lançado em Belém o projeto Inventário Mestre Vieira, que reúne songbook e um site dedicados à obra de Joaquim de Lima Vieira, o querido e saudoso criador da guitarrada. O acesso é livre é gratuito e a programação inclui ações às 16h, 18h e 20h, no Núcleo de Conexões Ná Figueredo. Autodidata, precursor da lambada, o guitarrista paraense Joaquim Vieira de Lima (1934 – 2018), o Mestre Vieira, tem sua obra revisitada e toda a sua produção documentada nesse projeto da jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros. Mistura de choro, maxixe, carimbó e outros ritmos latinos como cumbia e merengue, a guitarrada é declarada por lei patrimônio cultural do estado do Pará desde 2011.

A trajetória de Luciana cruzou com a do músico em 2003, quando trabalhava na TV Cultura do Pará, e se aproximou mais com o projeto Mestres da Guitarrada, que reuniu Vieira, Curica e Aldo Sena. Depois de um encontro em 2008 com Mestre Vieira em sua cidade natal, Barcarena, Luciana decidiu produzir um documentário sobre o artista, Coisa Maravilha, que só ficou pronto em 2011, quando ela criou também um site sobre ele.

Com o apoio do Rumos Itaú Cultural, Luciana organizou todo o material que já tinha reunido durante mais de uma década e complementou a pesquisa para produzir o primeiro songbook de Mestre Vieira, com partituras de trinta composições dele. A tiragem é de mil exemplares, e o livro traz também entrevistas e trechos de encartes de discos e de reportagens veiculadas na imprensa nacional.

O projeto inclui ainda a reformulação do site para que todo esse conteúdo fique disponível. Além da biografia e da discografia organizadas de forma cronológica, capas e fichas técnicas dos LPs, músicas originais digitalizadas dos vinis e partituras para download, o público encontrará no site fotos de bastidores das gravações do DVD 50 Anos de Guitarrada, também produzido por Luciana, e da filmagem do documentário Coisa Maravilha, entre outros. Também estarão no site vinte vídeos com entrevistas de músicos e pesquisadores. Além de bate-papo sobre o legado de Mestre Vieira em Belém, Barcarena terá um workshop de guitarrada para estudantes e músicos do município.

Luciana Medeiros é realizadora audiovisual e documentarista, fundadora e editora do blog Holofote Virtual e da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia. Jornalista com Especialização em Comunicação e Marketing Digital, trabalhou em redações entre 1992 e 2008, e em assessorias de imprensas institucionais até 2011. No Jornal Diário do Pará, foi repórter, editora assistente e editora do Caderno de Cultura. Na TV Cultura, produziu programas jornalísticos e dirigiu o Cultura Pai D`Égua, uma revista cultural. No audiovisual, trabalhou em diversos curtas metragens paraenses, como “As Mulheres Choradeiras” (2000) e “Ribeirinhos do Asfalto (2010), ambos da diretora Jorane Castro. Em 2018, lançou a série de animação “Os Dinâmicos”. Antes, em 2016, via Central de Produção, realizou o mini documentário “Passe de Mestre – Histórias de Música e Futebol”, pelo projeto Sonora Pará, da TV Cultura do Pará. E no ano passado lançou dois videoclipes: “Veneno de Escorpião”, da banda Puget Blues; e “Guitarreiro do Mundo”, música que denomina o último CD lançado por Mestre Vieira, em 2015.

Alteração drástica do rio Mapuera aflige povos indígenas

Anterior

Desastre ambiental ameaça povos indígenas e quilombolas

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *