0
 

O publicitário Alexandre Baena, da produtora Multi Amazônia Brasil, lança no próximo dia 21, no Cine Estação, da Estação das Docas, o documentário “Criativas”, em duas exibições, às 19:30h e 20:45h. Ontem, houve uma pré-estreia, só para jornalistas e convidados.

O filme aborda o processo criativo de cinco mulheres, em suas respectivas áreas de atuação: teatro, fotografia, artes plásticas, moda e publicidade. Traça um caminho que vai da história de vida, anseios, projeção da ideia, execução e finalização, em que a criatividade é o elemento que diferencia o fracasso do sucesso, provocando um fazer diferente, criativo e que traz consigo uma carga pessoal de superação, afirmação e de luta pelo seu lugar. Entrevistas traçam paralelos com outras personagens, de modo a proporcionar um panorama não só das criativas em foco, mas também da cena artística do Norte brasileiro e de como ela se relaciona fora de suas fronteiras. 


Alexandre fez gravações com a teatróloga Wlad Lima em Portugal, onde realizou seu pós-doutorado e pesquisas sobre seu processo de criação, mostrando espetáculo teatral em Aveiro e também em Belém, apresentando sua origem e seu trabalho.
No campo da fotografia, documentou o processo criativo de 
Walda Marques, sua busca e a seleção de imagens. Nas artes plásticas, Elieni Tenório em seu ateliê e na França, durante a 17ª bienal de gravura internacional de Sarcelle. Na moda, Graziela Ribeiro e a produção das suas peças, em Belém e na Itália, durante o CIMODE 2014, em Milão, e fazendo pesquisa de tendências em Paris para sua nova coleção. Na publicidade/design, Karla Nazareth em Belém e em Porto Alegre durante o processo de editoração de revistas e livros dentro da agência e editora que ela dirige. 


“Criativas” é um média metragem com duração de 60 minutos que valoriza e reforça a criatividade feminina como ponto diferencial, abordando a temática do espaço da mulher na sociedade. De quebra, estimula a economia criativa, a partir do desempenho dessas talentosas personagens. Vão lá assistir!
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Paraense no Latin American Sales Personality Awards

Anterior

STF decide repartição da multa da lei de repatriação

Próximo

Você pode gostar

Comentários