0
 

Tem sangue novo na web. O portal Outros400, criado por um grupo de jornalistas independentes para divulgar as atividades do quarto centenário de Belém e a agenda cultural de eventos, além de se propor a discutir os problemas e o futuro da cidade, fez uma ação criativa para marcar seu surgimento. Recebi esse kit com paper toy,  cartão postal e frasco de perfume, como vocês veem na foto. Detalhe: os ingredientes do vidrinho são abre-caminhos de harmonia nas ruas, folha de chama honestidade, saúde em penca, conosco ninguém pode, folha de alegria, vergonha na cara, queira ou não queira tem que melhorar e agora vai. Adorei!

No verso do cartão postal, a mensagem:

“Querido belenense, 

Olhando as fotos da tua cidade, ouvindo os discursos sobre tuas ruas e praças, discutindo teus problemas, foi inevitável não imaginar outra cidade às vésperas do teu aniversário de 400 anos. Não aquela Belém da Belle Époque em que apenas a elite podia usufruir da riqueza da cidade. Também não é a cidade do ‘já teve’. Tampouco uma cidade erguida sob o regime da escravidão indígena e africana. Outra! Uma cidade onde massacres não enlutam famílias e que o trânsito não nos mata um pouco a cada dia. Uma outra cidade que, a bem da verdade, não existe. Talvez nunca tenha existido.  Mas há de ser. Por isso te mandamos este postal: diga-nos o que há de ter numa outra Belém. Conte ao mundo! O que é a outra Belém para você?

Daqueles que também acreditam noutra cidade.

PS.: Ah, mandamos também um perfume lá do Ver-o-Peso pra afastar o mau olhado e esse presente pra ti. Porque a gente sabe que essa nova cidade só se constrói se tu estiveres com a gente.”

Boa sorte, Fernanda Martins, Abílio Dantas, Gustavo Dutra, Herôn Victor, Heijy Okada, João Cunha, Kamilla Santos, Kleyton Silva, Marri Smith, Moisés Sarraf, Rafael Monteiro e Yasmim Uchôa. Obrigada pelo brinde e sucesso na empreitada.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Operação Grand Canyon no DNPM

Anterior

Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo

Próximo

Você pode gostar

Comentários