Publicado em: 8 de novembro de 2016
O juiz federal Rubens Rollo D’Oliveira, da 3ª Vara, expediu 18 mandados de prisão preventiva, executados hoje pela Polícia Federal nos Estados do Pará, Pernambuco, Maranhão e Amazonas. A PF também fez a condução coercitiva de outras sete pessoas, para esclarecimentos. Trata-se da importação de produtos químicos – ácido sulfúrico, acetona e permanganato de potássio, entre outros – que servem de insumos para transformar o alcaloide presente na folha de coca em pó ou pasta-base de cocaína. As cargas, vindas da fronteira do Brasil com a Colômbia e a Bolívia, eram remetidas para o endereço de um homem em Belém, identificado como principal fornecedor de traficantes.
O tráfico de drogas foi apurado em inquérito da PF, que incluiu escutas telefônicas. Em maio deste ano, na agência dos Correios, foram apreendidos 16 Kg de cafeína, insumo utilizado na elaboração de cocaína cuja importação, exportação, aquisição, depósito, transporte ou guarda, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, configura crime.
Em junho passado, um dos homens presos hoje foi flagrado transportando 26 quilos de cocaína. A PF não liberou os nomes dos envolvidos.
Em junho passado, um dos homens presos hoje foi flagrado transportando 26 quilos de cocaína. A PF não liberou os nomes dos envolvidos.
Comentários