O procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Alves da Silva tomou posse na chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para o biênio de 2021-2023 enfatizando o papel decisivo do MPT na garantia dos direitos humanos. O…

Prevaleceu o bom senso e o cuidado com as pessoas. O prefeito Edmilson Rodrigues ouviu o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à Covid-19, e cancelou os desfiles das escolas de samba, blocos…

Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Incentivo à doação de órgãos

A fundadora e presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Pará, Belina Soares, foi agraciada com o título honorífico de Mérito Legislativo, pela Alepa, por indicação da deputada Eliane Lima(PSDB), que é transplantada. 

No ano passado, o Pará realizou 50 cirurgias de transplantes de rim e 212 transplantes de córnea. Até julho deste ano, já foram realizados 30 transplantes de rim e 98 de córnea. Mas 613 pessoas aguardam na fila de espera por um novo rim e mais de mil esperam fazer um transplante de córnea. É preciso ampliar o número de doadores por habitante, atualmente em torno de 2,3%, muito abaixo da média nacional que é de 13%. Projeto de lei de autoria da deputada Eliane Lima institui setembro como o mês de incentivo à doação de órgãos para transplantes no Pará. 

A doação de órgãos é um ato pelo qual a pessoa manifesta vontade de que, a partir da constatação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos), em condições de serem aproveitadas para transplante, possam ajudar outras pessoas. O passo principal é demonstrar à família esse desejo. Não é necessário deixar algo escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar oficialmente a doação após a morte.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *