Ao receber a visita institucional do comandante do I Comando Aéreo Regional, Major Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chicão, foi agraciado com a Medalha do Mérito Santos Dumont, distinção especial concedida pela Força Aérea Brasileira em reconhecimento a serviços notáveis prestados à FAB e o valor inestimável em relação à Aeronáutica. A honraria foi criada através do Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, alterada pelo Decreto nº 4.209, de 23 de abril de 2002, e regulamentada pela Portaria nº 666/SCGC, de 10 de junho de 2020.
A condecoração é alusiva ao sesquicentenário (150 anos de nascimento, transcorridos em 20 de julho de 2023) do Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”, figura ímpar na história da humanidade e um dos maiores símbolos da engenhosidade, ousadia e perseverança brasileira.
Na ocasião, além da medalha, Chicão recebeu uma moeda personalizada da Aeronáutica, cujo significado de companheirismo foi explicado pelo Brigadeiro Nogueira como forma de estreitar a amizade já consolidada entre a FAB e a Alepa. Ele contou que a moeda foi instituída durante a Guerra Mundial, como meio de descobrir eventuais espiões. Quando reunidos, a qualquer momento, um militar podia checar os demais no recinto pronunciando a expressão “coin check”, batendo com sua moeda numa superfície ou deixando-a cair no chão. Quem não tivesse a sua ficava exposto.
O brigadeiro Nogueira frisou que, além de homenagear Santos Dumont, é importante reconhecer o trabalho de Júlio César Ribeiro de Souza, a quem ele chamou de “Santos Dumont paraense”. “Júlio César patenteou a dirigibilidade de balões em mais de 20 países. Na época, o balão subia e ficava ao sabor dos ventos, ele conseguiu fazer uma forma que ele chamou de fusiforme dissimétrico – fusiforme porque tem a forma de um fuso e dissimétrico em razão de ter a proa (frente) maior que a popa (traseira). Quando ele conseguiu isso, Santos Dumont ainda tinha sete anos, então esse paraense foi professor de Santos Dumont, precursor da aviação em geral. Acho que o Brasil precisa conhecer mais o Júlio César, que inclusive é o nome do Aeroporto de Belém”.
Sensibilizado com o gesto, o deputado Chicão agradeceu em nome de todo o Poder Legislativo. “Quero deixar registrado que esse relacionamento é construído desde que ganhamos a eleição para a Presidência da Alepa. Ainda na primeira gestão, fizemos uma visita oficial ao Comando da Aeronáutica e o brigadeiro Medeiros, muito gentil, sempre nos ajudou. Em seguida, chegou o brigadeiro Nogueira, que tem nos ajudado muito no projeto de construção da nova sede da Alepa. Foram eles que falaram com pessoas estratégicas em Brasília, então fica também o meu agradecimento e o convite para que venham conhecer esta Casa com calma, em janeiro. Obrigado, Brigadeiro Nogueira, pela entrega tão especial”, declarou o presidente, que presenteou o comandante do I Comar com um exemplar da edição comemorativa aos 30 anos da Constituição do Pará e um livro do Círio de Nazaré.
Fotos de Guilherme Thorres
Comentários