Publicado em: 14 de maio de 2025
A identidade visual do Google mudou. Na última segunda-feira, 12 de maio, usuários notaram uma discreta alteração no icônico “G” colorido do aplicativo principal da empresa. Essa é a primeira modificação no ícone em dez anos, desde a reformulação completa da marca em 2015.
Dessa vez, a mudança não envolve uma nova fonte ou a alteração nas cores tradicionais da empresa, mas sim a forma como essas cores são aplicadas. O novo visual abandona os blocos de cor chapada e bem definidos, marca registrada do ícone anterior, e adota um gradiente que mescla os tons de azul, vermelho, amarelo e verde.

Embora muita gente ainda nem tenha percebido a atualização, o novo ícone parece sinalizar uma unificação estética com os recentes produtos de inteligência artificial da empresa, como o Google Gemini, cuja identidade visual também aposta nas transições suaves de cor. A barra de busca em modo IA, lançada recentemente, também segue essa tendência de gradientes coloridos.
A alteração pode ser interpretada como parte de uma estratégia mais ampla de integração entre os serviços tradicionais da empresa e suas novas frentes baseadas em inteligência artificial. Por enquanto, somente usuários que instalaram a versão beta 16.18 do app estão visualizando a nova identidade.
A última atualização significativa no logotipo do Google havia ocorrido em setembro de 2015, quando a empresa trocou sua tradicional fonte com serifa por uma tipografia sans-serif, mais limpa e compatível com interfaces digitais móveis. Na época, a transformação foi acompanhada por uma revisão completa de toda a marca, incluindo animações e novos ícones para produtos como Gmail, Drive, Calendar e Maps.
Comentários