Desde sua origem, Marabá (PA) sofre anualmente enchentes dos rios Tocantins e Itacaiúnas e a população que reside em áreas de risco fica em situação de vulnerabilidade. Todos os anos a defesa civil estadual e municipal planeja, monitora e prepara…

Em noite de gala na próxima segunda-feira, 24, às 19h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, o governador Helder Barbalho vai lançar o 110º Campeonato Paraense de Futebol, o Parazão Banpará 2022, com transmissão ao vivo pela TV e…

Todos os órgãos de segurança estão trabalhando de forma integrada para dar suporte à população em face da destruição do pilar central e iminente desabamento do vão da ponte do Outeiro. O Centro Integrado de Comando e Controle da Segup…

O Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, César Mattar Jr., recebeu em audiência o advogado Arnaldo Jordy e uma comissão integrada por Simone Pereira, da Universidade Federal do Pará; Marcelo Alves, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e…

Gabriella Florenzano na ópera Dido & Eneas em BH


No próximo sábado, 20, a cantora lírica parauara Gabriella Florenzano interpreta a Sorceress (Feiticeira) na ópera Dido & Aeneas, de Henry Purcell, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte(MG), sob a direção cênica e musical do maestro Márcio da Silva (Brasil/Inglaterra) e dos especialistas em música barroca Victor Soares (Brasil/Suíça) e Stephanie Gurga (EUA/Suíça), dentro da programação da Academia de Ópera Barroca, organizada pelo Ensemble OrQuesta, em parceria com o Núcleo de Ópera do CEFART e a Fundação Clóvis Salgado. 

Gabriella teve seu debut operístico em 2010 justamente como a Sorceress em Dido And Aeneas, a mais importante ópera inglesa do período barroco, regida pelo maestro francês Philippe Forget, no Museu Histórico do Estado do Pará.  Voltou a interpretar o papel da grande antagonista em 2012, em nova montagem, com direção musical e regência do especialista em música barroca Mílton Monte e direção cênica de Guál Dídimo, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, da UFPA. 

Composta em 1689 e considerada a primeira ópera genuinamente inglesa, Dido & Aeneas tem libreto baseado no IV Canto da Eneida, de Virgílio. Relata a história de amor trágico de Dido, rainha de Cartago, e do heroi troiano Eneas, encarregado pelos deuses de fundar Roma. Em sua longa viagem, ele para em Cartago e se apaixona por Dido, que retarda sua partida, no que é ajudada por sua amiga Belinda. Mas, enquanto os enamorados estão caçando, a Sorceress reúne bruxas numa caverna e trama privar Dido de fama, vida e amor. Uma tempestade é criada pela Sorceress para atraí-los para a caverna, onde um espírito, passando-se pelo deus Mercúrio por ordem da Feiticeira, ordena a Eneas que deixe Cartago. O dever se impõe e Eneas segue sua epopeia. Dido sofre e morre de amor. 

A foto é de Débora Frazão e o figurino de Beth Couto/Bavieka.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *