1

Projeto inédito criado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão(MDB), logo que assumiu o cargo, em fevereiro deste ano, o Forma Elepa, desenvolvido através da Escola do Legislativo do Pará(Elepa), em pouco tempo alcançou repercussão nacional pela seriedade com a qual o trabalho é realizado. Várias Assembleias Legislativas já manifestaram interesse em adotar a iniciativa, que está em processo de credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação para se transformar em instituição de ensino superior. Os primeiros cursos serão graduação em Gestão Pública e pós-graduação em Gestão Legislativa, e serão oferecidos a parlamentares, servidores da Casa e também das Câmaras Municipais.

 Para dirigir a Elepa Chicão convidou ninguém menos que a professora doutora Bethânia Fidalgo Arroyo, reitora da Universidade da Amazônia, presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará, membro titular do Conselho Municipal de Educação de Belém, presidente do Conselho Curador da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia e diretora regional do grupo Ser Educacional. Bethânia tem larga experiência na área educacional, com ênfase nos temas Gestão Escolar, Construção do Conhecimento, Formação de Professores e Educação Superior. A respeitada e admirada educadora é, ainda, membro da Academia Paraense de Letras.

O presidente da Alepa tem firme convicção que apenas através da educação é possível transformar a realidade, de modo a efetivar os direitos humanos e sociais insculpidos na Constituição. “Não é possível um país, um estado ou um município avançar sem priorizar e investir na educação. A começar do fato de que todo cidadão precisa conhecer a sua Constituição, sem o que jamais saberá reivindicar seus legítimos direitos. Se almejamos uma vida digna para nossa população, o primeiro passo é proporcionar os meios para que acesse o conhecimento necessário à construção da sociedade desejada. E é imprescindível que o Poder Legislativo, em todos os seus âmbitos: federal, estadual e municipal, tenha a compreensão de suas possibilidades e limites ao legislar. Com os pés no chão mas com metas ambiciosas, começamos os cursos da Elepa este ano com a professora Daniela Teixeira, coaching de carreira, fisioterapeuta, mestre e doutoranda, abordando o tema Relação Interpessoal no Local de Trabalho. Ela propôs uma reflexão acerca dos conceitos sobre as relações interpessoais no ambiente do trabalho, impacto na qualidade da intervenção profissional e limites necessários na relação com chefes e colegas. Com esse ponto de partida, a Alepa prosseguiu disponibilizando cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento profissional a parlamentares e servidores públicos em geral, e interiorizamos o programa”, explica o deputado Chicão, que além da carreira política também é servidor da Assembleia.

🗣A oportunidade de cursar graduação e pós-graduação em área específica de atuação no Poder Legislativo tem enorme aceitação entre os servidores. As vantagens são significativas: mais do que melhorar o desempenho profissional e crescimento pessoal, poderão fazer jus aos adicionais por formação acadêmica. Chicão defende que o modelo seja implantado em todo o Brasil, até porque o vereador sempre é o elo mais próximo com o cidadão e precisa ter as condições necessárias para poder legislar com propriedade.

Agentes do Detran-PA salvam bebê na praia

Anterior

Edmilson em recuperação

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

1 Comentário

  1. Concordo com Sua Excelência, sugiro começar o investimento em educação, pelas escolas estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *