0
 
Bom dia, amigos, terça-feira de força e luz para todos nós! E vamos que vamos, enfrentar e vencer os desafios postos! Na foto de Emi Okada Pereira, Fordlândia, a primeira cidade-empresa edificada na Amazônia, fundada por Henry Ford, o magnata norte-americano dono da Ford Motors e criador da linha de montagem industrial, nos anos 20. 

Na área de um milhão de hectares, em dezembro de 1928 os navios Laje Ormoc e Lake Farge depositaram todos os componentes necessários para estruturar o núcleo urbano, que chegou a ser o terceiro mais importante da Amazônia, com hospital, escolas, água encanada, moradias, cinema, luz elétrica, porto, oficinas mecânicas, depósitos, restaurantes, campo de futebol, igreja e hidrantes nas ruas.

O sonho acabou, Fordlândia faliu e foi comprada pelo governo brasileiro, em 1945. As ruínas são testemunhas da história.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

II Marcha das Mulheres Negras de Belém

Anterior

Operação Glasnost II

Próximo

Você pode gostar

Comentários