0

O Fundo Amazônia Oriental (FAO), criado pelo Governo do Pará, receberá R$ 35 milhões destinados ao desenvolvimento de projetos socioeconômicos para as comunidades que ficam na área de influência socioeconômica da Norsk Hydro e Alunorte, em Barcarena e Abaetetuba, no nordeste do estado.

A transferência dos recursos é um avanço para a viabilização dos projetos em benefício das comunidades com mais celeridade, por meio do FAO, iniciativa de colaboração para o alcance das metas de políticas públicas de meio ambiente e desenvolvimento no Pará.

Os recursos chegarão ao FAO através de um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2018 entre a Semas, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e as duas empresas.

“Este é, sem dúvida, um avanço muito importante para que seja possível o desenvolvimento de projetos que beneficiem essas comunidades que vivem nas proximidades desses empreendimentos. Esta inclusive foi uma defesa da Semas, uma proposta nossa para resolver o que estabelece esse TAC, firmado em outra gestão e que não avançou. Agora, por meio do FAO, uma estratégia de financiamento implementada com êxito pelo governo do estado”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida.

Com a assinatura do termo aditivo, o FAO passa a ser o responsável por elaborar e executar metodologia para aplicação dos recursos de multas do TAC, que já somam mais de R$ 40 milhões, valores com rendimentos atualizados.

Conforme sinalizado pela gestão do FAO e por signatários do TAC, o processo levará em conta as sugestões do Comitê de Acompanhamento do TAC, para financiamento de projetos coletivos que deverão ser selecionados por meio de edital público, de maneira acessível e sob fiscalização dos órgãos responsáveis. O dinheiro não será utilizado para pagamento de benefícios ou indenizações individuais.

Amazônia Jazz Band na UsiPaz Cabanagem

Anterior

IHGP aliado ao 2º BPM no zelo pelo patrimônio histórico

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários