Publicado em: 23 de setembro de 2010

Estreia hoje, no Salão Transversal do Museu Histórico do Estado do Pará (Palácio Lauro Sodré, antiga sede do governo), às 18 horas, a ópera Dido and Aeneas, do compositor inglês Henry Purcell, com libretto de Nahum Tate baseado na Eneida de Virgílio, regida pelo maestro francês Philippe Forget, que será reapresentada na sexta, dia 24. A entrada é gratuita.
Será encenada pelo Madrigal da UEPA (direção de Milton Monte, com participação especial da contralto Gabriella Florenzano), Quarteto de Cordas da UEPA (direção de Urubatan Castro), Camerata Vocal da EMUFPA (direção de Milton Monte) e Camerata Instrumental da EMUFPA (direção de Paulo Keuffer).
A história: Enéas é soldado de Trojan. Quando Tróia cai, parte com seus seguidores em sete navios, e naufraga na costa de Cartago, governada pela rainha Dido. Dido e Enéas se apaixonam profundamente, mas a bruxa, disfarçada de Mercúrio, anuncia a decisão de Zeus a Enéias de que ele tem que partir e fundar Roma, cumprindo assim o seu destino. O herói, embora profundamente abalado, está preparado para cumprir o seu dever. Dido fica desolada e sozinha. Em desespero, ela se suicida.









Comentários