O procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Alves da Silva tomou posse na chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para o biênio de 2021-2023 enfatizando o papel decisivo do MPT na garantia dos direitos humanos. O…

Prevaleceu o bom senso e o cuidado com as pessoas. O prefeito Edmilson Rodrigues ouviu o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à Covid-19, e cancelou os desfiles das escolas de samba, blocos…

Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Esporte, lazer, arte e cultura no Pro Paz

O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, avisa que os cinco polos do Pro Paz nos Bairros estão com vagas disponíveis. O projeto atende crianças e adolescentes com atividades nas áreas de esporte, lazer, arte e cultura, tendo como formato pedagógico a complementação escolar – no horário diferenciado ao da escola, o que cria alternativas saudáveis e de continuidade educacional nos períodos ociosos. Desde 2011, quando foi criado, já foram atendidos mais de 10 mil meninas e meninos.
Os polos na região metropolitana de Belém ficam na UFPA, Ufra, Estádio Olímpico do Pará Edgar Proença (Mangueirão), Praça Dorothy Stang (Sacramenta) e Instituto de Ensino em Segurança Pública do Estado (Iesp), em Marituba. As matrículas são gratuitas e oferecem também atividades voltadas para a comunidade. 

O projeto influencia positivamente na mudança de comportamento nas famílias (75,6%) e na escola (64,5%). As crianças e adolescentes ficam menos tempo na rua (27,5%); tornam-se mais educados (6,3%), melhoram as notas na escola (4,4%) e têm novas oportunidades de interação (4,4%), entre outros.
A Fundação implementa conceitos da cultura de paz e da não-violência como o companheirismo, respeito e colaboração mútua entre os alunos, trabalhando não o desenvolvimento físico e também sua identidade, o ambiente escolar e familiar.  

Todos os alunos que frequentam o Pro Paz nos Bairros recebem uniforme, lanche, material didático e esportivo e acompanhamento psicopedagógico. Eles têm aulas de futebol, basquete, vôlei, natação, atletismo, tênis de mesa, tênis de quadra, capoeira, jiu-jitsu, judô, caratê, dança contemporânea, dança de salão, balé, hip-hop, teatro, percussão, artes plásticas, informática e reforço escolar em Português e Matemática. O projeto conta, ainda, com atividades voltadas para a comunidade, como hidroginástica, condicionamento físico, ginástica aeróbica, dança de salão e pilates de solo. 

Para se matricular, é só procurar o polo mais próximo de casa, acompanhado de um representante legal, e apresentar duas fotografias 3×4 e cópias da carteira de identidade (RG) do responsável, da certidão de nascimento ou RG do aluno a ser matriculado, do comprovante de residência e de declaração de matrícula escolar. Não é possível se matricular pela internet ou por telefone; é fundamental o comparecimento dos interessados no polo escolhido. 

O polo UFPA está localizado na rua do Tucunduba, s/n, próximo ao campus III, no Guamá. Atende moradores dos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas, incluindo a comunidade do Riacho Doce. O polo UFRA fica na Av. Perimetral, nº 2501, no bairro da Terra Firme e atende os bairros de Canudos, Terra Firme, Curió-Utinga, Guamá e localidades do entorno. O do Mangueirão é na Av. Augusto Montenegro, Km 3, e atende os bairros do Bengui, Mangueirão, Cabanagem, Parque Verde, Tapanã, Tenoné, Pratinha I e II.
Sacramenta: localizado na praça Dorothy Stang, entre as Av. Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, atende os bairros do Barreiro, Marambaia, Val de Cans, Telégrafo e Souza.
IESP: na região central de Marituba, na rodovia BR-316, Km 13, s/n, atende os do município de Marituba.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *