0
 
Vejam que bacana: a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté, de Bragança, é uma das 10 finalistas do XIV Prêmio Escola Voluntária, da Rádio Bandeirantes e Fundação Itaú Social, de âmbito nacional. O feito é inédito.
O Projeto Aluno Repórter – A Imprensa na Escola é desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE – Bragança) da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação da Seduc. O município tem tradição na área da radiodifusão e o Rádio Escola, projeto do Governo do Pará, surgiu em 2008, a partir da iniciativa do Aluno Repórter, e hoje se expande para 15 escolas da região metropolitana de Belém, numa parceria da Seduc com a Secretaria de Estado de Comunicação. 

A professora Socorro Braga, finalista do Prêmio Professor Nota 10 da Fundação Victor Civita, em 1999, é uma entusiasta e usuária de tecnologias digitais para melhorar a aprendizagem e integrar alunos especiais. Ela é finalista no Prêmio Professor do Brasil. Já Mateus de Araújo Ribeiro, natural de Tracuateua e “cria” do Aluno Repórter, ganhou prêmio com o vídeo “Minhas atitudes coíbem a violência contra a mulher?” no 2º Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher, do Senado Federal, e Secretaria da Mulher, da Câmara dos Deputados.
Coordenador do projeto, o professor Beto Amorim é entusiasta dessa metodologia que insere as ferramentas do jornalismo no aprendizado e cotidiano escolar e abre portas, inclusive, ao mercado de trabalho. 

A Escola Rio Caeté receberá a equipe da Bandeirantes, que vai treinar estudantes na produção de uma reportagem a ser apresentada na programação da Rádio em novembro. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Do céu das ideias à terra dos fatos

Anterior

TJE-BA virado do avesso

Próximo

Você pode gostar

Comentários