A Secretaria de Estado de Turismo entregou nesta quinta-feira, 24, o Troféu Carlos Rocque às vencedoras do 37º Concurso de Embarcações no tradicional Círio Fluvial.
Na Categoria A – Embarcações Regionais, a vencedora foi a “Cidade de Santarém”. O segundo lugar foi conquistado pela “Rei Salomão”, enquanto na terceira posição ficou embarcação “FB São Domingos III”.
“O Círio Fluvial é um dos maiores eventos dentro da festividade do Círio, pela importância, pela beleza, com o incrível palco da Baía do Guajará. O Círio Fluvial é muito importante, muito bonito e diferente. Principalmente para quem é de fora, para o turista, é deslumbrante”, afirmou a diretora da Vale Verde Turismo, Tiana Menezes, proprietária da embarcação vencedora.
“Nós temos 37 anos atuando no Círio Fluvial, desde que começou a premiação Carlos Rocque, e a Vale Verde tem 38 anos de empresa. Todo ano a gente está presente. Esse ano embarcamos com 1.500 passageiros. Uma de nossas unidades é na Estação das Docas, que privilegia a segurança para o embarque e o acesso à embarcação. Essa premiação coroa todo esse trabalho que elaboramos o ano inteiro para proporcionar toda essa experiência lúdica, religiosa, com conforto e segurança para o paraense e para o turista de fora”, acrescentou Tiana Menezes.
Já na Categoria B – Outros Tipos de Embarcações, apenas duas cumpriram integralmente os critérios de avaliação do concurso. A grande vencedora foi a “Rio Gurupatuba IV”. Já a segunda colocada foi a “Heaven”, que também se destacou pela ornamentação e pela postura da tripulação durante o percurso.
O corpo de jurados foi integrado q por especialistas em turismo e navegação, incluindo a jornalista Jaelta Souza, a consultora de viagens Selma Lopes, a professora Silvia Cruz, da UFPA, e a gerente de hotelaria Cynthia Margarone. Os quesitos avaliados foram Ornamentação Religiosa, Postura da Tripulação e a segurança na navegação ao longo do trajeto da romaria.
Comentários