1

A ponte Enéas Martins, que faz a ligação para a ilha do Outeiro, será entregue neste domingo (26), às 9h, pelo governador Helder Barbalho, com o vão central reconstruído em novo projeto arquitetônico, agora estaiado, aumentando a segurança da navegação sob a ponte, já que o modelo reduziu a necessidade de pilares de sustentação da estrutura e aumentou de 40 para cem metros o vão livre central.

Na reta final da obra, que já se estende há doze meses, estão sendo executados serviços de acabamento e desmobilização do canteiro de obra flutuante. A ponte tem 360 metros de comprimento. Na parte central, destruída por choques de balsas nos pilares, foram instalados 16 cabos, cada um pesando cerca de duas toneladas e com 70 metros de extensão, estaiados em um mastro central com 50 metros de altura, a metade da altura do existente na ponte da Alça Viária que liga Marituba ao Acará.

Foi um ano de intenso sofrimento para moradores da ilha do Outeiro, submetidos ao transporte precário dos barcos, balsas, navios e ônibus, que jamais cumpriram horários e nunca foram suficientes para atender com dignidade aos usuários. Muita gente, inclusive idosos, caía na hora do embarque e desembarque, sempre marcado pela balbúrdia.

“A população da Região Metropolitana de Belém contará com uma ponte moderna, segura, iluminada, otimizando o fluxo de veículos no acesso às praias do Outeiro, incentivando o turismo, estimulando o comércio e o turismo e, principalmente, garantindo que as pessoas tenham o direito de ir e vir com total segurança”, pontua o secretário de Estado de Transportes, Adler da Silveira.

PMs que espancaram delegado e família já identificados e afastados

Anterior

Meu teatro

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários