Publicado em: 12 de maio de 2014
O vice-governador Helenilson Pontes(PSD) vai entregar, hoje, na festa de aniversário pelos 32 anos de Rondon do Pará, a licença ambiental prévia do Projeto Alumina Rondon, concedida pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente do Pará. O Coema ratificou o parecer técnico emitido pela Sema, que avaliou positivamente o projeto, considerando sua viabilidade ambiental e relevância para o desenvolvimento do Pará. O empreendimento, com investimento estimado em R$ 6,6 bilhões, é o principal da Votorantim Metais no Brasil e prevê a implantação de uma refinaria de alumina integrada com mina de bauxita, no município de Rondon do Pará.
A Votorantim Metais assumiu o compromisso com o governo do Estado de contratar e capacitar mão de obra local e priorizar fornecedores da região. Desde o segundo semestre de 2013, cursos já estão sendo executados em parceria com as prefeituras de Rondon do Pará, Dom Eliseu e Abel Figueiredo; Senar, IFPA, Senai, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Ministério da Educação, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.
A expectativa é de que, entre 2014 e 2015, sejam capacitados cerca de sete mil moradores da área.
A expectativa é de que, entre 2014 e 2015, sejam capacitados cerca de sete mil moradores da área.
No ano passado, a Votorantim Metais também assinou o protocolo de intenções com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração para desenvolvimento de fornecedores, dentro do Plano Estadual de Atração de Novos Negócios, e fez parceria com o Sebrae e com a Fiepa, através do programa REDES (Rede de Desenvolvimento de Fornecedores do Pará) para qualificar as empresas da região.
A estimativa é de que a fase 1 do Alumina Rondon comece a operar em 2017, com produção inicial de 7,7 milhões de toneladas de bauxita lavada que, por sua vez, irão gerar três milhões de toneladas de alumina por ano. E após sua expansão, a previsão é de que este número dobre. Será a segunda maior refinaria do mundo. O empreendimento vai gerar mais de 6 mil postos de trabalho na fase de implantação e 1.600 quando for iniciada a etapa de produção, entre empregados próprios e contratados.
Comentários