0
 
 
Em 1998, a ONU instituiu o 3 de dezembro como dia internacional das pessoas com deficiência. O objetivo  é provocar a reflexão sobre as questões relacionadas à deficiência, buscar a inclusão dos deficientes na sociedade.
 
Em alusão à data, o promotor de justiça Waldir Macieira reuniu hoje gestores na Secretaria de Estado de Assistência Social, em Belém e em Castanhal, onde discutiu a efetividade do plano federal “Viver sem
Limites” e o plano estadual “Existir”, destinados a implementar políticas
públicas específicas, e esclareceu os direitos fundamentais da pessoa com deficiência.
 
Ainda há muito preconceito a vencer e muitas leis a garantir eficácia. Pessoas com deficiência são pessoas como quaisquer outras, com protagonismos, peculiaridades, contradições e singularidades. Pessoas que lutam por seus direitos, que valorizam o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e pela igualdade de oportunidades, evidenciando que a deficiência é apenas mais uma característica da condição humana.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Jatene vai a Doha

Anterior

Baleamento do delegado geral pode desaguar na Corregedoria

Próximo

Você pode gostar

Comentários