1

Hoje é 11/11 e, enquanto alguns enxergam na repetição numerológica significados místicos, na China a data tem finalidade bem prática: o comércio. Conhecido como Dia dos Solteiros (Guanggun Jie, ou ainda Double Eleven), a “comemoração” deste dia peculiar começou em 1993 como um protesto contra a cultura chinesa – que impõe o casamento como um item determinante de sucesso pessoal – comandado por quatro estudantes – homens – da Universidade de Nanquin, e inicialmente era um festival com o objetivo da socialização dos solteiros. Entretanto, depois de 11/11/11 – o chamado Dia dos Solteiros do Século, a data foi apropriada pelo e-commerce chinês Alibaba.com e transformada no maior trânsito de vendas online em um único dia do mundo, superando a Black Friday e a Cyber Monday juntas mesmo com o declínio de 4,7% nas doze primeiras horas de vendas deste ano, segundo os registros da Alibaba Group Holding e outras empresas de e-commerce chinesas. Vários países ao redor do mundo tentam copiar o festival capitalista (inclusive o Brasil, onde há o próprio Dia dos Solteiros, em 15 de agosto) porém sem tanto sucesso. E tu, que estás sem um par romântico: vais comemorar abrindo a carteira – virtual – hoje?

Fonte: Visual China Group via Getty Images
Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Helder vai lançar na COP27 o Planbio

Anterior

Tetralogia do vermelho

Próximo

Vocë pode gostar

1 Comentário

  1. Nos dias atuais, o dia dos solteiros pode ser comemorado de maneira mais comedida face ao elevado custo dos preâmbulo românticos que cercam o ritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *