
FOTO: OZÉAS SANTOS
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Neil(PSD), ultima relatório sobre a ação policial na Fazenda Santa Lúcia, em Pau D’Arco, no último dia 24. Ele esteve no local, ao lado do deputado federal Delegado Éder Mauro e do deputado estadual Soldado Tércio; além do delegado Rodrigo Galende, representante do Sindicato de Policiais Civis; do delegado João Moraes, representante do Sindicato dos Delegados; do Cabo PM Mauro; e do vice-presidente do Sindicato do Vigilantes, Alberto Pinheiro.
Ontem, durante a sessão ordinária da Alepa, o Coronel Neil sustentou que nenhum policial sai de casa para matar outra pessoa, e sim para cumprir determinação judicial. Também afirmou que a maioria recebeu a missão minutos antes do ocorrido na fazenda em Pau D’Arco. Enfatizou, ainda, não ser possível afirmar que o local das mortes foi descaracterizado pelos policiais, visto que o fato ocorreu nas proximidades de Redenção e o Instituto Médico Legal fica em Marabá, e que para se ter uma ideia, em Belém, quando há troca de tiros, o policial espera em média quatro horas até que a perícia chegue.
“Quantos horas levariam até que o Instituto chegasse à Redenção? Em que estado estariam os corpos e como estariam os possíveis sobreviventes?”, questionou o parlamentar, que pediu a recolocação de policias civis e militares em Redenção. Até agora 29 policiais foram afastados em decorrência das investigações.
Conforme o Coronel Neil, a população está acuada e com medo. Entre os dias 3 e 10 de junho haverá um grande evento em Redenção e a cidade está sem policiais.