0
 

Nesta sexta, uma audiência pública da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, da Câmara dos Deputados, vai discutir soluções para a poluição ambiental causada pelas indústrias localizadas em Barcarena-PA (av. Magalhães Barata, nº 1160, Centro).
As nascentes dos rios foram atingidas por vazamentos das bacias de contenção de rejeitos químicos da Alunorte, e as águas estão impróprias para o consumo humano, o que tem levado à intoxicação da população, sem que a empresa tenha reparado os danos ambientais e os prejuízos à saúde da população, intoxicada com a ingestão de metais pesados.
Em 2009, a “lama vermelha” (substância cáustica que contém alumínio, ferro, sódio e titânio) provocou mortandade de peixes, atingiu água de poços e rios utilizados na captação de água potável, e recentes análises constataram que persiste a contaminação.
A fuligem expelida pelas fábricas do município é outra questão aflitiva. Órgãos e entidades ambientais dos âmbitos municipal, estadual e federal, inclusive o Ministério Público, participarão da audiência. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Canções de Waldemar Henrique

Anterior

Garoto preso em Belém

Próximo

Você pode gostar

Comentários