A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Crea-PA elege a primeira mulher presidente em 85 anos

Em eleição realizada nesta quinta-feira, 3, que bateu recorde no número de eleitores votantes – 5.105 profissionais votaram – a engenheira civil Adriana Falconeri foi eleita com 2.498 votos (48,93% do total). O segundo mais votado, André Tavares, ficou bem atrás, com 1282 (25,11%), praticamente a metade da votação dela, e Clarindo Junior obteve 1257 votos (24,62%).

Adriana Falconeri é a primeira mulher a ser eleita presidente na história do Crea-PA, instituição com 85 anos. A disputa não foi fácil. Ela sofreu discriminação pela condição feminina e foi alvo de fake news. Inventaram até que tinha desistido do pleito, mas ao final ficou evidente o apoio da maioria gritante dos colegas, que cultivam esperança de renovação da entidade. A votação foi on-line. A nova presidente assumirá um mandato tampão, que irá até 31 de dezembro de 2023, referente ao restante do que seria a gestão do presidente Renato Milhomem, que faleceu em junho de 2022, no exercício do cargo.

Adriana Falconeri tem 37 anos de idade e é funcionária do Crea-PA desde 2011, quando foi aprovada em concurso público. Ao começar a atuar no Conselho, decidiu cursar engenharia civil e atua na área desde 2018. Antes de se licenciar para concorrer, atuava como Superintendente Regional na Inspetoria de Santarém.

A nova presidente assume a função assim que o resultado for homologado em reunião plenária do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A data-limite é 25 de novembro.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Participe da discussão

1 comentário

  1. Pelo percentual expressivo obtido na eleição, já se observa a preferência do eleitorado.
    O resultado expressa uma tendência natural da capacidade feminina ocupando seu espaço no mais variados ramos de atividade.
    Parabéns e sucesso na jornada que se inicia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *