A partir deste terça-feira, dia 27, Belém vai sediar durante três dias, o XIV Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que reúne os 18 Institutos Federais das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, com o objetivo de disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos para além das fronteiras acadêmicas. Esse ano, o Connepi está sendo organizado pelo IFPA e o tema é “Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros”.
A programação acontece no Hotel Sagres. Serão apresentados 980 trabalhos científicos, 12 estandes com mostras de tecnologias, 18 robôs competidores do Desafio Tecnológico, 10 equipes selecionadas para o Desafio de Ideias e 18 cientistas no Painel Meninas na Ciência. Os participantes também podem escolher entre 22 minicursos e 10 atividades, compreendendo conferência, painéis temáticos e mesas redondas.
A conferência de abertura, na manhã desta terça, 27, tratará sobre a “Educação tecnológica e a construção de trajetórias: conectando experiências locais e globais”. À tarde, serão oferecidos minicursos no IFPA Campus Belém, com temas diversas áreas, da obra da poeta marajoara Adalcinda Camarão à elaboração de currículo e entrevista para emprego, passando por propriedade intelectual, tecnologias em produção de alimentos e educação inclusiva, entre outros. Também nessa mesma tarde, no Hotel Sagres, haverá o painel Meninas na Ciência, Fórum de Reitores e Pró-reitores Norte-Nordeste, Mostra Tecnológica nos estandes (que segue por todo o evento) e o painel temático “Inclusão: vamos falar de inclusão no ensino superior?”.
No dia 28, além de sessões de pôsteres com os trabalhos de docentes e discentes das instituições participantes, haverá o Desafio de Ideias, mostra audiovisual e fóruns entre os temáticos entre os dirigentes, bem como o painel temático “Sociedade e meio ambiente: educação tecnológica para resiliência climática: inovações e soluções sustentáveis”. Pela tarde, os temas discutidos em mesas-redondas, painel temático e palestra serão: “Bioeconomia: estratégias e ações para o desenvolvimento sustentável de baixo carbono”; “Iniciação científica da Rede Federal: reflexões e perspectivias”; “Ciência feminina: mulheres na ciência: conquistas e desafios”; e “A expansão dos IFs na era da IA: desafios, conexões e possibilidades.
No último dia, 29, pela manhã, mesas-redondas serão espaço de discussão dos temas “Tecnologia de fronteira: explorando as aplicada IA e seus sinais de alerta” e “Transição energética e Educação Profissional e Tecnológica: desafios e oportunidades”. Pela tarde, o evento se encerra com apresentação das fases finais e premiação do Desafio Tecnológico com robôs.
Com o Congresso, a população brasileira tem acesso às aplicações das pesquisas elaboradas nos laboratórios das instituições de ensino, pesquisa e extensão que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O alcance do Connepi vai além dos limites do ensino e do fazer científico, pois os resultados de grande parte das pesquisas repercutem diretamente no setor produtivo do Brasil e na vida dos cidadãos brasileiros.
Ainda é possível se inscrever gratuitamente até o dia 28, pelo site.
Comentários