Hoje, dia 23 de julho de 2021 às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizada a nona “Live em Memória” da programação alusiva aos 121 anos do Silogeu, desta vez em homenagem ao centenário de nascimento do Almirante…

A igreja de São Francisco de Assis em Belém do Pará, carinhosamente chamada pelos fiéis de "Capuchinhos", completará cem anos de sua inauguração em 02 de outubro de 2022. A abertura oficial das festividades será com um concerto na igreja…

O trânsito continua matando mais do que muitas guerras. A administradora Gina Barbosa Calzavara, coordenadora dos bosquinhos da Universidade Federal do Pará, fez uma emocionante homenagem à memória do jovem Jean Serique Lameira, esportista do ciclismo e que também usava…

O Laboratório de Engenharia Biológica do Parque de Ciência e Tecnologia - PCT Guamá está estudando o sequenciamento genético do açaí, de modo a assegurar a rastreabilidade de ponta a ponta na cadeia produtiva e padrões de qualidade para os…

Círio de Nazaré, tradição de 222 anos

Foto: Cristino Martins
Cerca de 50 mil fiéis madrugaram, hoje, na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, a fim de participar, às 6h, da missa celebrada por Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém, e, às 8h, do Recírio, que reconduziu a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré até a capela do Colégio Gentil Bittencourt e encerrou o Círio de Nazaré, realizado há 222 anos

Conforme relato da diretoria da Festa de Nazaré, Arquidiocese de Belém e Dieese-PA, o Círio injetou em torno de R$ 950 milhões na economia parauara. Este ano foram doze romarias, que, somadas percorreram 138,3 Km na Região Metropolitana de Belém, em quase 40 horas de procissões. 

Os números são grandiosos. Só no traslado da imagem peregrina da Basílica Santuário até Ananindeua 1,3 milhão de pessoas foram mobilizadas. Na romaria rodoviária, da Igreja Matriz de Ananindeua até Icoaraci, foram mais 250 mil. Já a romaria fluvial envolveu 500 embarcações e aproximadamente 50 mil pessoas.
A motorromaria, da Praça Pedro Teixeira até o Colégio Gentil Bitencourt, reuniu 16 mil motos e 40 mil pessoas ao longo do trajeto.
A Trasladação, que antecede a grande procissão do segundo domingo de outubro, levou 1,4 milhão às ruas. E o Círio repetiu a marca de dois milhões de fiéis. Da romaria dos ciclistas participaram 10 mil pessoas, entre ciclistas e espectadores, a romaria da juventude reuniu 30 mil pessoas, a das crianças outras 300 mil, incluindo adultos, a dos corredores – inserida este ano no calendário oficial – quase 2.500, e a procissão da festa 10 mil.

Estudo produzido pelo Dieese-PA em conjunto com a Secretaria de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur) aponta 82 mil turistas (a maioria de outros Estados), que gastaram US$ 31 milhões. Já os 1.261 atendimentos pela Cruz Vermelha, na maioria, foram casos de  desmaios pelo calor intenso, ferimentos leves e hipertensão.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *