0

Estão abertas as inscrições para as oficinas de Cinema, Educação e Direitos Humanos, da 14ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos, voltadas para educadores do ensino básico e do superior, trabalhadores da área de saúde mental, profissionais de coletivos artísticos e culturais, e interessados nas relações entre cinema, educação e direitos humanos. As atividades vão ocorrer nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no auditório da Faculdade de Artes Visuais da UFPA. Para se inscrever, basta preencher o formulário virtual até o dia 12 de setembro de 2024. 

As oficinas são um espaço de criação e experimentação de dispositivos práticos que unem cinema e educação. Inspiradas pela metodologia do Projeto Inventar com a Diferença, buscam proporcionar novas formas de olhar e escutar o mundo, promovendo reflexões sobre direitos humanos e práticas educacionais por meio da linguagem audiovisual. 

A metodologia utilizada nas oficinas segue a Pedagogia do Dispositivo, que envolve o uso de exercícios criativos que estimulam a observação sensível, o olhar crítico e a escuta ativa. Os participantes serão convidados a criar produções audiovisuais simples, utilizando dispositivos como o Minuto Lumière e o Filme-Carta para articular uma abordagem prática dos direitos humanos e da educação. Ao todo, serão nove horas de oficinas (podendo ser divididas em até três encontros). Haverá certificação emitida pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os participantes também serão convidados a replicar a metodologia do Projeto Inventar com a Diferença em seus contextos sociais. Para isso, as ações no campo da educação terão uma etapa em outubro, a fim de incluir e espalhar esse conhecimento para os mais diversos públicos. As(Os) responsáveis pelas oficinas acompanharão os participantes que desejarem promover essa replicação do método nos seus respectivos campos profissionais, quando haverá a oportunidade de observar esses desdobramentos em diferentes contextos.

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, um dos mais importantes eventos culturais do país, é uma produção do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF-Niterói e realização do Ministério da Cultura e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania,, que, este ano, continua com as parcerias com foco na educação, conectando as instituições federais de ensino nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

Literatura para Gente Miúda

Anterior

Exposição “Comida Cabocla”

Próximo

Você pode gostar

Comentários