O Teatro Popular Nazareno Tourinho (praça do Carmo, 48, Cidade Velha), abriu nesta segunda-feira, 20, a exposição “Fauna e Flora Brasileira”, com gravuras que retratam a biodiversidade brasileira, difundindo a preservação ambiental e o pioneirismo de Emílio Goeldi e Oswaldo…

O Brasil perdeu 536 mil hectares para o fogo entre janeiro e fevereiro de 2023. A quase totalidade dessa área – 487 mil hectares, ou 90% do total – foi na Amazônia. Os dados são do Monitor do Fogo do…

O vereador Paulo Enildo Dos Santos Oliveira, de Bagre, município do arquipélago do Marajó, foi denunciado por estupro de uma adolescente. A mãe da vítima, ao tomar conhecimento do crime, registrou a ocorrência na Delegacia da Mulher de Breves, receosa…

Três projetos de jovens cientistas parauaras são finalistas na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias - Febrace, em São Paulo, que acontece no período de 20 a 24 deste mês. Dois deles receberam apoio do Governo do Pará, via…

Cerpasa no olho do furacão

Só em junho/julho deste ano, 11 novas ações penais foram ajuizadas pelo promotor de Justiça Francisco de Assis Santos Lauzid – da Promotoria de Justiça de Crimes contra Ordem Tributária – contra a sócia presidente da Cervejaria Paraense S/A (Cerpasa), Helga Irmengard Jutta Seibel; o administrador geral e procurador de contribuinte, José Ibrahim Sassim Dahas; Paulo César Noveline (contador geral) e Jocineide Santa Brígida Barros (contadora responsável pela elaboração das Declarações de Informações econômico-fiscais (Defis).

O “caso Cerpasa” já inclui 18 ações penais, atingindo o montante de R$312.851.598,62 (valores atualizados até junho de 2015).
Conforme o Ministério Público Estadual, esses valores, com atualização monetária e juros, até o trâmite final das ações poderá atingir quase meio bilhão de reais. 

As acusações são de “uso de crédito indevido, de junho a agosto/2010, antes admitido pelo Dec. 236/2007, que foi revogado pelos Decretos 1451/2008 e 1452/2008”. As imputações relativas aos anos de 2009, 2010, 2011 e 2014 seguem a mesma trilha. “O contribuinte apurou ICMS-ST a menor por meio de base de cálculo ilegal nos meses de julho a dezembro de 2014, sonegação de ICMS, bem como o uso de crédito indevido nesses períodos”, informa a peça do MPE. 

A Cerpasa, que alcançou notabilidade internacional com seu produto “Cerpinha”, tem sede no distrito de Icoaraci, em  Belém do Pará.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *