Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Na quarta-feira passada, dia 24, a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, em Brasília, era para discutir a gravíssima situação na Terra Indígena Yanomami, mas o clima de enfrentamento entre bolsonaristas e lulistas inviabilizou…

O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que Belém tem condições de fazer o Carnaval 2022, após reunião hoje (25) à tarde com representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Ele acredita que com mais de 80% de pessoas vacinadas contra…

Celpa abate conta de luz com recicláveis

Em tempos de crise, a saída é prestar atenção às oportunidades para esticar o dinheirinho e reduzir as contas. Pouca gente sabe, mas no ano passado a Celpa lançou o Ecocelpa, inicialmente implantado na região metropolitana de Belém. A grande sacada é a possibilidade de fazer a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de energia elétrica, que está lá nas alturas.
Em 10 meses, a concessionária instalou três postos volantes de troca em pontos estratégicos: em frente à sua sede, outro no Santuário de Fátima e mais um em Ananindeua.
No total, já foram coletadas cerca de 206 toneladas de resíduos, quantidade que significa 616 kg capturados de CO2 (gás carbônico) e uma economia de mais de 945 MWh, uma vez que para cada tipo de material reciclado há economia energética, devido ao seu reprocessamento e a não retirada direta da natureza. 

A população pode levar até os postos materiais como embalagens tetra pack, metais, papeis e resíduos orgânicos (óleo de cozinha). Nos postos de troca há uma maquineta onde os resíduos são pesados separadamente de acordo com a sua categoria. O cliente fornece o número da unidade consumidora (tem na conta de luz) para a qual deseja o desconto, daí é feita a contabilidade conforme o peso,  com a emissão de uma nota referente ao desconto, que já ficará cadastrado. O melhor é que não há limite na quantidade e o bônus pode ser acumulativo, se o valor dos resíduos ultrapassar o total da conta de energia. Nesse caso, o cliente poderá obter o desconto na fatura subsequente. 

Outra coisa muito bacana é que as empresas que fizerem a entrega de resíduos sólidos no posto poderão doar a seus colaboradores ou a instituições de caridade o desconto obtido. 

Este ano o Ecocelpa vai expandir seus postos de coleta em Belém. Um posto fixo deverá ser instalado na Av. Romulo Maiorana (antiga 25 de Setembro), na esquina da Trav. Curuzu. Outro ponto volante será implantado nas imediações do Santuário de Perpétuo Socorro, na Rodovia Arthur Bernardes. Haverá também um posto itinerante que ficará cada semana em um bairro. 

Confiram os resíduos que podem ser trocados:

Plásticos: garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares.

Metais: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas e sucatas de ferro.

Papel: jornais e revistas, papel comum, livros e papelão.

Tetra Pack: caixas de leite ou sucos, caixinhas de molhos ou achocolatados.

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado.

Anotem os horários de funcionamento dos postos:

– Largo do Santuário de Fátima: às quartas, de 8h às 12h e das 14h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

– Sede da Celpa, na Augusto Montenegro, Km 8,5: às segundas e quintas, de 07:30h às 11:30h e das 13h às 17h. 

– Posto em Ananindeua, na Paróquia do Divino Espírito Santo, situado na Av. Arterial 18, no conjunto Cidade Nova IV: às terças e sextas, de 8h às 12h e das 14h às 17h.   

Agora é só aproveitar! Parabéns à Celpa pela iniciativa e aqui vai logo o pedido do blog para levar esse benefício urgentemente a todo o interior do Pará.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *