0
 





Foi reaberta ao público ontem (27) à noite, após reestruturação e ampliação do acervo, a Biblioteca Pública Vicente Salles, especializada em arte, que foi organizada a partir do patrimônio do antigo Instituto de Artes do Pará. Desde 2015, intercâmbios, doações e aquisições realizadas pela Fundação Cultural do Pará vêm aumentando as suas coleções.

O espaço abriga mais de três mil itens, entre livros, revistas, CDs e fotografias, com foco em diversas linguagens artísticas: cinema, música, teatro e manifestações culturais populares, a exemplo da marujada, do marambiré e do carimbó.

Pesquisadores, estudantes e artistas encontram lá registros sobre cultura popular e também coleções importantes, como a do cineasta paraense Maiolino Miranda, uma das mais procuradas pelo público, além do valioso acervo do pesquisador Vicente Salles, que dá nome à biblioteca.

Estão disponíveis livros, catálogos de exposições, boletins de museus nacionais e internacionais, dossiês de pesquisa, partituras, teses e periódicos que dialogam com as diversas linguagens artísticas, o patrimônio cultural material e imaterial, além de temas como história, economia criativa e identidade cultural.  O acesso é livre para consulta, pesquisa, empréstimo e há serviço de consulta on-line.

Vicente Juarimbu Salles (1931–2013) nascido na Vila de Caripi, no município de Igarapé-Açu, nordeste do Pará, foi historiador, antropólogo e folclorista, considerado um dos mais importantes intelectuais da Amazônia e do Brasil no século XX. Entre suas principais obras estão “História do Teatro do Pará”, “Vida do Maestro Gama Malcher”, “O Negro no Pará sob o Regime da Escravidão e Santarém: uma oferenda musical”.

Cerimônia de recondução da Reitoria e apresentação da nova gestão da Ufopa será hoje

Anterior

Programa gratuito capacita cuidadores de crianças com deficiência com base em modelo da OMS

Próximo

Você pode gostar

Mais de Cultura

Comentários