A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

Em ação civil coletiva do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnico Duchista, Massagista, Empregados em Hospitais e Casa de Saúde do Estado do Pará, na qual o Ministério Público do Trabalho PA-AP atuou como fiscal da lei, a 2ª Vara…

Patrick Luis Cruz de Sousa, candidato a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará pela Chapa 1 e atual conselheiro do CRF-PA, discursa na campanha em favor das mulheres, que representam 70% da categoria, mas no início deste ano…

A 27ª Unidade de Conservação do Estado do Pará abrange os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, no sudoeste paraense. O Decreto nº 1.944/2021 foi assinado pelo governador Helder Barbalho na quinta-feira, 21, e publicado ontem (22) no Diário Oficial…

Cadeia produtiva do leite em Oriximiná

A família de Lygia Guerreiro finaliza os preparativos para inaugurar em setembro deste ano, na Fazenda Alexandria, na comunidade Santa Luzia, o primeiro laticínio de Oriximiná. O projeto foi desenvolvido pelo técnico em agropecuária Nelson Pompeu, com apoio da Emater-PA, que na quarta-feira passada instalou equipamentos da agroindústria familiar, destinada a produzir queijos e iogurte. 

Após receber financiamento de R$ 130 mil, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na linha Mais Alimentos, a família se tornou apta a adquirir os equipamentos para o beneficiamento da matéria-prima: uma ordenhadeira móvel, a iogurteira, o fogão industrial, a envasadoura e um grupo-gerador, além de 18 matrizes e um reprodutor, todos da raça Girolando. A expectativa é de começar com 180 litros por dia e chegar a 600 litros/dia até junho de 2015. A primeira etapa do mini laticínio foi concluída, com a construção do espaço físico e a aquisição do maquinário. Já está em andamento o processo de licenciamento para obtenção dos selos de inspeção sanitária municipal e estadual, o que vai possibilitar a comercialização dos produtos lácteos. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *