0
Dom Bernardo. Foto CNBB
Dom Bernardo Johannes Bahlmann, bispo da diocese de Óbidos – que era vice na gestão passada, de Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, bispo de Cametá -, é o novo presidente da CNBB Norte II, com atuação no Pará e Amapá. Durante a 53ª Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil, que encerra hoje em Aparecida (SP), dois sacerdotes que se destacam pela defesa dos direitos humanos, dos povos indígenas e do meio ambiente no Pará fizeram denúncias acerca da vulnerabilidade de crianças e adolescentes e de indígenas: Dom José Luiz Azcona, bispo do Marajó, e Dom Erwin Krautler, bispo do Xingu. Ambos têm sua importância amplamente reconhecida pela sociedade. Mesmo ameaçados de morte pelo intenso engajamento nas causas sociais, Dom Azcona e Dom Erwin seguem em frente com sua missão, ainda que como vozes isoladas na incansável luta em favor dos excluídos, dos direitos dos povos indígenas à terra, à cultura e à dignidade, dos pequenos agricultores que são espoliados de sua terra e de seus direitos, dos injustiçados, daqueles que têm suas fragilidades impostas por uma sociedade excludente e utilitarista. Há cerca de três décadas na Amazônia, os bispos se notabilizaram ao denunciar a exploração sexual de adolescentes por políticos no interior do Pará, a emasculação e o assassinato de meninos em Altamira, a atuação de grileiros e madeireiros com práticas de trabalho escravo e destruição do meio ambiente. Foi Dom Azcona que, com muita coragem, levou o problema da pedofilia no Brasil para o Vaticano, pedindo providências ao Papa. 

Dom Azcona – que é o bispo acompanhante da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte II – completou 75 anos de idade no dia 28 de março deste ano e, como recomenda o Direito Canônico, apresentou sua renúncia. No dia 16 de março, o Papa Francisco, através da Nunciatura Apostólica no Brasil, aceitou o pedido, mas solicitou a sua permanência até que seja escolhido novo bispo para o Marajó.

Fundada no Rio de Janeiro em 14 de outubro de 1952, tendo como primeiro presidente o cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta e como secretário geral o lendário Dom Helder Câmara, a primeira assembléia da CNBB foi em Belém do Pará, entre os dias 17 e 20 de agosto de 1953. A Regional Norte II foi criada em maio de 1966.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Dica cultural para hoje

Anterior

Mantida a greve nas escolas do Pará

Próximo

Você pode gostar

Comentários