O prefeito Edmilson Rodrigues cumpriu agenda institucional em Brasília, ao lado do secretário municipal de Gestão e Planejamento, Cláudio Puty. No Ministério da Economia, trataram das obras de saneamento básico no Canal do Mata Fome, no bairro do Tapanã, onde estão previstas obras de macrodrenagem do igarapé, rede de esgoto, urbanização e a construção de habitações, beneficiando mais de duas mil famílias em Belém do Pará; e do Programa da Bacia da Estrada Nova (Promaben), que atende aos bairros do Jurunas, Condor e Cremação.
Edmilson e Puty também cuidaram do programa Cities4forest, do qual Belém faz parte, e que tem o objetivo de conservar, restaurar e gerenciar, de forma sustentável, a natureza, especialmente as florestas, em prol do bem-estar humano.
Em reunião com representantes da Federação Nacional dos Prefeitos, Edmilson Rodrigues fez um balanço sobre o Encontro de Lideranças Municipais pela Amazônia Urbana, realizado em Belém no final do mês de julho, na ilha do Combu, quando foi discutido o desenvolvimento sustentável da Amazônia e os desafios da região. Em seguida, com membros da Associação dos Municípios do Brasil, o prefeito assinou a adesão de Belém à entidade, uma sociedade civil de âmbito nacional, que opera em regime de cooperação com os municípios, instituições, entidades estaduais, federais e internacionais. De agora em diante a capital paraense fará parte do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), por meio de indicação da AMB.
Com isso, a Prefeitura de Belém, junto com outras entidades que integram o conselho, vai poder acompanhar e avaliar a execução dos planos e programas regionais da Amazônia, propondo as medidas de ajustes necessárias ao cumprimento dos objetivos, diretrizes e metas do órgão.
Houve, ainda, uma reunião com a Agência Francesa de Desenvolvimento sobre o Projeto de Requalificação Urbana Ambiental e Tratamento Paisagístico no Entorno do Igarapé São Joaquim, na busca por cooperações para viabilizar projetos de que Belém tanto precisa.
Comentários