Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Na quarta-feira passada, dia 24, a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, em Brasília, era para discutir a gravíssima situação na Terra Indígena Yanomami, mas o clima de enfrentamento entre bolsonaristas e lulistas inviabilizou…

O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que Belém tem condições de fazer o Carnaval 2022, após reunião hoje (25) à tarde com representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Ele acredita que com mais de 80% de pessoas vacinadas contra…

Belém do Pará, capital da gastronomia brasileira


Belém do Pará é a capital gastronômica do País em maio, com a 14ª edição do Festival Ver-O-Peso da Cozinha Paraense e o 11º Festival Brasil Sabor. E a grande estrela é Leonardo Modesto, 29 anos, vencedor do concurso Enchefs PA 2016 com o confit de pato no tucupi com geleia de jambu, aligot de pupunha e beiju xica de acompanhamento, que concorrerá ao Prêmio Nacional Dólmã 2016 pelo Estado do Pará. No ano passado, ele venceu o concurso Chef Paulo Martins, do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, com um espetinho marajoara ao pesto de castanha-do-pará e flor de jambu, acompanhado por farofa de farinha d’água e folha de cipó d’alho. 

Enchefs, do Brasil Sabor (veja aqui) é um evento planetário, que acontece em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), presidida no Pará por Rosane Oliveira (Churrascaria Tucuruvi Benjamin), e que tem na coordenação a embaixadora do Pará Ângela Sicília(restaurante Famiglia Sicília). O Ver-o-Peso da Cozinha Paraense é o maior evento gastronômico da Amazônia, idealizado pelo saudoso chef parauara Paulo Martins (Restaurante Lá Em Casa). 

O jovem e talentoso chef Leonardo Modesto – que faz jus ao nome e é de uma simplicidade desconcertante – valoriza os ingredientes regionais na elaboração dos pratos, dando ênfase a produtos oriundos da agricultura familiar. Ingredientes como puba, carimã, cipó d’alho, farinha de piracuí, entre outros, são valorizados e criativamente explorados. Daí surgiram os produtos Sitio Mearim, que já são comercializados em São Paulo, levados por Marina Cabral de Britto, a partir da apresentação de Gabriella Florenzano.

Nascido na comunidade Itajuba, no município de Curuçá, nordeste do Pará, Leonardo Modesto elabora artesanalmente molhos de tucupi com pimenta de cheiro sabor tucumã e bacuri, farofa de cipó d’alho, geléia de jambu, cupuaçu com jambu, farinha com pau d’alho e outras delícias regionais com a marca Sítio Mearim, além do tucupi concentrado, tudo de excelente qualidade, resgatando a cultura alimentar amazônica.  Outras de suas criações festejadas nos almoços e jantares que elabora: salada de camarão com chutney de tucupi, capeletti de queijo brie e castanhas e mango chutney de tucupi, capeletti de cipó d’alho e tucupi e capeletti de geleia de jambu. 

Trabalhando há mais de dez anos nas cozinhas de Belém, como cozinheiro de restaurantes e personal chef, Leo já participou também de eventos nacionais, como o Mesa Tendências SP 2015 e estará presente no Chefs na Praça e na Feira do Produtor, do Ver-O-Peso da Cozinha Paraense. Confiram a programação inteira aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *